A OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, é um evento de grande importância no cenário educacional brasileiro. Recentemente, as escolas da rede municipal de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec), participaram da segunda fase desta competição, que ocorreu no último sábado (7).
A Olimpíada de matemática é dividida em duas etapas. A primeira ocorreu em maio e envolve provas realizadas nas próprias escolas cadastradas para a competição. Já a segunda fase contou com a participação de 1.436 alunos da rede municipal de ensino, que se submeteram à prova em três locais distintos: o Centro de Formação Odilon Nunes, além das escolas unificadas Murilo Braga e Eurípides de Aguiar.
O secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, destacou a importância da aplicação da OBMEP nas escolas municipais de Teresina.
“Estamos imensamente orgulhosos da participação das escolas da rede municipal de ensino de Teresina na OBMEP. Essa competição não apenas estimula os alunos a terem interesse pela matemática, mas também impulsiona o aprendizado e aprimoramento de nossos alunos Os resultados que alcançamos certamente refletirão o compromisso de nossos estudantes e professores com a excelência educacional. A cerimônia de premiação será um momento de celebração e reconhecimento de seus esforços e conquistas”, concluiu.
O resultado da OBMEP será divulgado no dia 20 de dezembro e a cerimônia regional de premiação da 17ª edição da olimpíada, referente ao ano de 2022, acontecerá em breve, no dia 16 de outubro, no Centro de Convenções. “ Estaremos presentes, aplaudindo nossos alunos e professores pela participação e desempenho alcançado”, ressalta a técnica da gerência de fundamental da SEMEC, Daniele Fontineles.
A OBMEP foi criada em 2005 como uma iniciativa conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). Sua missão abrange diversas finalidades e benefícios: Estimular o interesse pela matemática: A competição cria um ambiente desafiador e estimulante, motivando os estudantes a se dedicarem mais à disciplina e a aprofundarem seus estudos; Identificar talentos: A OBMEP serve como uma vitrine para jovens talentos na área da matemática, proporcionando-lhes a oportunidade de desenvolver seu potencial e até seguir carreiras acadêmicas ou profissionais relacionadas à matemática; Melhorar o ensino de matemática: A olimpíada também contribui para o aperfeiçoamento dos professores, incentivando-os a se preparar para ajudar seus alunos a competirem, elevando assim o padrão do ensino de matemática nas escolas, dentre outros objetivos. A OBMEP destaca-se como um marco na educação brasileira, colocando em evidência o esforço e o potencial dos alunos da rede municipal de ensino, enquanto impulsiona o desenvolvimento de habilidades cruciais para seu sucesso acadêmico e futuro profissional.