O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) lançou nesta terça-feira (3)a Campanha Nacional de Multivacinação a nível estadual, realizada na Unidade Básica de Saúde Dr. Antônio Benício Freire e Silva (UBS Poty Velho). A solenidade também contou com a presença do diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti Fernandes.
A campanha de multivacinação tem como objetivo atualizar a caderneta de vacina das crianças e adolescentes até 15 anos. Todas as Unidades Básicas de Saúde de Teresina estarão abertas, de segunda a sexta-feira, oferecendo os imunizantes. A meta da campanha é aumentar a cobertura vacinal da BCG e Rotavírus para 90% e a dos outros imunizantes para 95% até o fim do ano.
“Teresina sempre foi referência quando se fala em vacinação, no qual estamos dando continuidade a esse serviço de grande importância para saúde da população. A campanha de multivacinação é uma forma de prevenção que salva vidas. Então, fazemos um chamamento dos teresinenses para levarem suas crianças as UBS do município para receberem o imunizante na proteção contra doenças”, ressaltou o prefeito.
Teresina tem 189.627 crianças e adolescentes menores de 15 anos. A cobertura vacinal de 2022 foi de 69,40%. Todas as vacinas presentes nos calendários da criança e do adolescente estarão disponíveis nas unidades de saúde.
No calendário infantil, que inclui a imunização de crianças até 10 anos de idade, são 14 vacinas no total. São elas: BCG, Hepatite B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio inativada (VIP), Pólio oral (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valentes, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A.
O diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti Fernandes, falou sobre o lançamento da campanha de Multivacinação em Teresina.
“Agora no momento estamos lançando a ação de multivacinação em todo o país, no qual está sendo realizada de forma regionalizada. Aqui, no Piauí, vai acontecer até o dia 14 de outubro. Além disso, nós lançamos o movimento nacional pela vacinação para promover a vacinação, dizer para a população que vacina salva a vida que a vacina é segura e vacinar é um ato de amor”, ressaltou.
Com informações da Semcom