O mundo digital se torna cada vez mais realidade na vida dos piauienses, onde a modernização dos serviços públicos chega de fato ao cidadão e facilita a vida e o dia a dia. Prova disso é o acesso que Carla Adriana, mãe de Ísis, de 8 anos, que é portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA), pode ter da Carteirinha do Autista de forma on-line, por meio da plataforma Gov.pi Cidadão, lançada, nessa segunda-feira (18), pelo Governo do Piauí, por meio do desenvolvimento da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e catalogação dos serviços pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan).
Sem a necessidade de sair de casa, sem causar incômodo na rotina de sua filha, Carla foi a primeira a entrar na plataforma e ter acesso aos benefícios que são seus por direito. Nesse momento de inclusão digital, ela representa os cidadãos do estado do Piauí, que agora podem obter mais de 50 serviços públicos de forma on-line, dentro de um ambiente virtual e seguro, reduzindo as filas e burocracias. O sistema é um marco para a modernização dos processos e faz com que o Piauí seja destaque mundial quando o assunto é tecnologia.
Para a mãe de Ísis, a disponibilidade da plataforma ajuda não apenas à obtenção, como também à portabilidade do documento. “Me sinto lisonjeada, fico muito feliz de estar aqui, Ísis foi convidada a ser a primeira autista a ter acesso à carteira digital, então foi além de uma surpresa, um presente. Antes, era necessário a gente se locomover até a secretaria e hoje, a gente consegue ter esse documento via aplicativo, facilitando o acesso e a portabilidade de ter o documento, porque de certa forma, de onde estiver, consegue demonstrar quem é por meio de um documento digital”, afirmou.
A solução tecnológica utilizada no estado para a implantação do Gov.Pi Cidadão é a mesma já implantada com sucesso no governo da Estônia, país que conta com 99% de todos os serviços governamentais oferecidos de forma on-line e 99% da população possui identificação eletrônica. Dessa forma, já estão disponíveis serviços de identificação, segurança, trânsito, saúde, assistência social, meio ambiente, entre outros.
De acordo com o governador Rafael Fonteles, o sistema contribui para que o Governo do Piauí seja centralizado cada vez mais no cidadão. “Gostaria de agradecer a todos e todas que estão envolvidos nesse projeto. O propósito é ter um governo aos olhos do cidadão na palma da mão. A gente tem que parar de pensar que é o cidadão que tem que saber onde procurar os serviços e a gente como servidor público agindo de forma passiva, perdendo tempo da população e recurso público. Eu sou daqueles que acredita que a tecnologia pode e deve atuar para facilitar a vida do cidadão. Isso é o governo digital que estamos buscando”, informou.
O governador ainda deu destaque a alguns serviços fornecidos, como a renovação da CNH, o boletim escolar dos estudantes, questões tributárias e de saúde. “Dou destaque para o Detran, que normalmente as pessoas reclamam do atendimento burocrático, então nós vamos tornar, esse, o órgão mais digital do governo. Esses processos estão sendo redesenhados para facilitar a vida do cidadão e do servidor. Então, serão implantados a cada mês, mais e mais serviços”, disse.
Segundo o presidente da Etipi, Ellen Gera, a plataforma é um resultado do trabalho de uma equipe de desenvolvimento integrado às secretarias estaduais. “O cidadão vai ter acesso a essa plataforma de forma didática, pois eu sei que os processos foram bem redigidos pela nossa equipe e estão sendo integrados às secretarias estaduais, e de forma completamente segura, pois desenvolvemos um sistema de proteção onde o acesso é de fato individualizado. Então, assim que a população se adequar com a plataforma, nós iremos ver o resultado na diminuição das filas nos órgãos”, afirmou.
O aplicativo do Gov.pi Cidadão já está disponível para download nos sistemas iOS através da AppStore e para Android na PlayStore, assim como a plataforma para navegador disponível através do link https://www.pi.gov.br/.