A Assembleia Legislativa do Piauí realizou, nesta segunda-feira (11), uma sessão solene em alusão aos 40 anos da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). A sessão foi um requerimento do deputado Dr. Hélio Oliveira, a pedido do atual secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto.
Policiais penais, servidores da Sejus e representantes dos demais órgãos que fazem o sistema de cumprimento de pena, como Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil, marcaram presença no plenário da Assembleia Legislativa para a homenagem ao órgão, além de representantes da Universidade Estadual do Piauí – Uespi e das igrejas que realizam a assistência religiosa.
“Nós evoluímos bastante. Deixamos de ser depósito de pessoas. Hoje nós temos a responsabilidade de ressocializar as pessoas que cumprem pena no Estado do Piauí. Este momento é um reconhecimento às instituições que são linkadas com o cumprimento de pena e dizer que essa responsabilidade não é só da Secretaria de Justiça. Precisamos continuar avançando. Temos recebido o apoio do Governador Rafael Fonteles. Estamos passando por reformas e com a meta estabelecida de aumentar o número de vagas e humanizar as nossas unidades. Reconhecemos o papel importante do policial penal. Nós somos responsáveis por levar a paz social”, disse o secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto.
Na quarta-feira (13), uma solenidade será realizada no Palácio de Karnak, a partir das 11h30, com homenagens, entrega de viaturas e promoção de servidores.