As Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) do Ceará e do Piauí foram apontadas na úlima quarta-feira (30) em Brasília como referência para o demais estados brasileiros como exemplos para os demais estados brasileiros que já trabalham na implantação de suas áreas de livre comércio com o exterior.
Em sinal desse protagonismo, o presidente da Frente Parlamentar, deputado federal Florentino Neto (PT-PI), convidou Álvaro Nolleto, presidente da ZPE piauiense, e Eduardo Neves, presidente da ZPE cearense, para se posicionarem ao seu lado, por representarem as duas primeiras experiências exitosas desse setor no Brasil.
O evento tem o apoio da Associação Brasileira das ZPEs (Abrazpe) e da ZPE Piauí e lotou o Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Estavam presentes deputados federais de várias bancadas estaduais, senadores, representantes de ZPEs em fase de implantação, empresários interessados no setor e o presidente da Abrazpe, Helson Braga.
O deputado Florentino Neto explicou a importância da Frente Parlamentar criada por iniciativa dele e que já congrega mais de 210 parlamentares federais.
“A criação da frente é mais um meio de atingirmos objetivos comuns das ZPEs e que comunguem com os interesses nacionais”, disse o parlamentar. “O que vai nos fortalecer é a nossa convivência”, finalizou Florentino.
O presidente da ZPE Piauí, Alvaro Nolleto, disse que a frente parlamentar passa a ser um instrumento vital para tornar esses espaços de produção cada vez mais atrativos aos investidores nacionais e internacionais.
“Em um mundo cada vez mais interconectado e competitivo, as Zonas de Processamento de Exportação representam uma bússola apontada para o futuro que desejamos construir para o Brasil. Elas simbolizam não apenas desenvolvimento econômico, mas também um compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a inclusão social e essa frente parlamentar que hoje, aqui, se instala, dará a força necessária para que as legislações pertinentes ao tema estejam sempre modernas e atualizadas.”, comentou Álvaro Nolleto.
Da Redação