O governador Rafael Fonteles sancionou a lei que cria o Fundo de Equalização e Desenvolvimento Econômico da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Piauí Fomento). O projeto de lei foi aprovado por unanimidade na semana passada pela Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) e tem por finalidade prover recursos financeiros, de modo a garantir o subsídio ao pagamento de juros por empreendedores.
O projeto, elaborado com o intuito de fortalecer o papel da Piauí Fomento no apoio aos empreendedores do estado, prevê a constituição de um fundo que terá a finalidade de equalizar as taxas de juros dos financiamentos oferecidos pela agência. Isso significa que empreendedores de diversos setores terão acesso a empréstimos com condições mais favoráveis, contribuindo assim, para o estímulo à economia local e para o desenvolvimento de novos negócios.
O diretor-presidente da Piauí Fomento, Feliphe Araújo, enfatizou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico e social do estado. “O Fundo de Equalização representa um marco para a agência e para os empreendedores do Piauí. Estamos comprometidos em oferecer condições mais justas e acessíveis para aqueles que buscam impulsionar suas empresas e contribuir para a prosperidade do nosso estado”, afirma.
Um dos principais objetivos do Fundo de Equalização é reduzir as desigualdades e promover a inclusão financeira, permitindo que micro, pequenas e médias empresas, muitas vezes negligenciadas pelas instituições financeiras tradicionais, possam obter recursos com taxas de juros mais baixas. “Isso, por sua vez, tende a impulsionar a geração de empregos e a estimular a inovação, uma vez que o acesso ao crédito é fundamental para a expansão de empreendimentos”, complementa o gestor da Piauí Fomento.