“… A DOCE SOBRA DA PAZ SUPREMA / PROGREDIR SEMPRE É O NOSSO LEMA…” do Hino de Parnaíba
Parnaíba inaugura neste dia 14 de agosto de 2023 o 179º ano desde sua elevação à condição de cidade, no agora distante 1844.
Sua história, no entanto, vence fácil os 251 anos, ou mais de um quarto de milênio, com a exclusão dos índios Tremembés, seus primeiros habitantes, e a contar das charqueadas que através do vibrante comércio das carnes e sob a fulgurosa atividade de Domingos Dias, secundado por seu filho Simplício, transformaram Parnaíba em um marco histórico da economia piauiense.
Ou da secular Igreja de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, que exprime o ápice da religiosidade do povo mafrensino, no início de tudo. Afora esses importantes registros temporais, há que se destacar as ações primeiras pela independência nacional no Piauí, cuja adesão foi assinalada naquele memorável dia 19 de outubro de 1822, que resultou na grande Batalha do Jenipapo, única no Brasil no processo de separação deste país de Portugal.
Ao longo destes 179 anos tudo o que se tem visto segue à risca o termo comovente da letra do seu Hino – “progredir é o nosso lema”.
A visibilidade da sua estreita faixa litorânea, que lhe consagra como a Capital do Delta, em referência ao privilégio de servir de porta de entrada ao delta do Rio Parnaíba, soma-se uma gama de valores e peculiaridades estratégicas que contribuem para o seu progresso, alcançado de toda forma pela força empreendedora e política dos seus filhos, onde se destacam quatro ex-governadores estaduais, dois deles por dois mandatos: Chagas Rodrigues (1959-1962); Alberto Silva (1971-1975 / 1987-1991); Francisco Moraes Souza, o Mão Santa (1995-1998 / 1999-2001); e Antônio José Moraes Souza Filho (2014-2015).
Dentre os empreendedores, ressalta-se com justiça o nome de Francisco Valdeci Cavalcante, que através da Federação do Comércio do Estado do Piauí (FECOMERCIO) e órgãos coligados, como SESC e SENAC, têm oferecido ao povo parnaibano, em especial a sua juventude, mecanismos educacionais, de lazer, cultura e de formação profissional de inestimável qualidade, emparelhado ao Sistema FIEPI, conjuntamente com SESI e SENAI, aliás, entidades nascidas em Parnaíba, onde fica suas sedes ou matrizes, sempre presididas por filhos ilustres do município, como Lauro Cordeiro e Antônio José Moraes Souza.
Na modernidade dos tempos, eis aí a segunda maior cidade piauiense pontuando como referência em serviços de Saúde, Educação, Lazer/Entretenimento, com um comércio animado, que consagra Parnaíba com uma independência firme e valiosa, atendendo a incontáveis municípios e povoações dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão.
Crescente com velocidade e segurança, Parnaíba é hoje, com toda certeza, a cidade que mais cresce não apenas no Estado do Piauí, mas por toda a região nordestina, tendo como forte apoio a perseverança do seu povo bom, a obstinação dos seus homens públicos e a fertilidade do seu ambiente.
O Portal newspiaui.com abraça cada cidadão e cidadã da grandiosa Parnaíba na passagem do seu aniversário de 179 anos de emancipação.
Atrações turísticas
A cidade se destaca por possuir uma infinidade de atrações turísticas. É só agendar a viagem e curtir lugares aprazíveis.
Delta do Parnaíba
O Delta do Parnaíba é considerado uma das mais belas paisagens do mundo. Está localizado entre os estados do Maranhão e Piauí tendo em Parnaíba sua porta de entrada. O local possui mais de 70 ilhas.
Porto das Barcas
O Porto das Barcas é o principal ponto turístico de Parnaíba-PI. A origem da cidade está ligado ao porto, foi por lá onde a cidade começou a crescer e hoje é a segunda maior do estado do Piauí.
Lojas de artesanato, pizzaria, sorveteria, agências, pousadas e restaurantes dão vida ao lugar. Todos os dias no final da tarde as pequenas ruas do porto começam a lotar de turistas que vão para a cidade com foco no passeio de barco pelo Delta do Parnaíba.
Museu do Mar
O Museu do Mar fica localizado no Porto das Barcas, que era usado, antigamente, para estocar as mercadorias que seriam exportadas para países europeus.
O museu foi inaugurado na meio do ano de 2021 e destaca as riquezas do Delta do Parnaíba, o terceiro maior delta do mundo e o único do continente americano a desaguar no mar. Ele fica aberto todos os dias, com exceção das segundas-feiras.
Praia Pedra do Sal
É a praia do parnaibano, Praia Pedra do Sal, com 8 km de extensão, fica na Ilha Grande de Santa Isabel a 15 km do centro de Parnaíba. Chegando à praia, o turista encontra um conjunto de rochedos graníticos, nada mais que um morro de pedras que avança oceano adentro, dividindo a praia em dois lados: o bravo, mais frequentado por surfistas por possuir ondas fortes e o lado manso, ideal para descanso, pescaria e acompanhar o pôr-do-sol.
Lagoa do Portinho
Margeada por dunas de areias brancas, a Lagoa do Portinho, é um dos mais conhecidos pontos turísticos da região Norte do Piauí. A lagoa é visitada por famílias de parnaibanos e turistas de todo o Brasil que encontram opções para hospedagem, alimentação, descanso e lazer com banho e passeios pela lagoa e dunas, rodeadas por vegetação com forte presença de palmeiras entre coqueiros e carnaúbas.