As belas e intrigantes paisagens do Parque Nacional de Sete Cidades voltam a ser o cenário deslumbrante da 5ª edição do Desafio das Opalas, prova de mountain bike cross country que será disputada na modalidade XCO (Cross Country Olímpico), nos próximos dias 26 e 27 de agosto. Com realização e supervisão da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, espera-se a participação de atletas de alguns estados, tendo em vista a prova ter sido escolhida pela Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC como ranking nacional na Classe 3, além de valer pelo ranking piauiense da modalidade.
A prova vale pela 6ª etapa do Campeonato Piauiense de MTB XC e terá um circuito de aproximadamente seis quilômetros de percurso com uma grande diversidade de passagens dentro de trilhas naturais do parque, que fica situado próximo aos municípios de Piracuruca e Piripiri e aproximadamente a 186 km ao norte de Teresina.
Além dos valiosos pontos nos dois rankings, a organização do evento a cargo da X Brasil, oferecerá R$ 10 mil em prêmios, além da premiação oficial, que são troféus para os cinco colocados de cada categoria, e medalhas de participação. As inscrições estão abertas no site www.fcp-pi.esp.br .
História – O Desafio das Opalas teve sua primeira edição em 2017, sendo realizada no município de Pedro II, com organização do Clube Calangos de Ciclismo (CCC) e aconteceu junto com o Festival de Inverno, evento artístico e cultural que movimenta até hoje o Estado do Piauí. Em 2018, a prova foi realizada no mesmo local.
Em 2019, a competição, assim como as passadas foram realizadas na modalidade mountain bike maratona, e nesta edição saiu dos limites de Pedro II e já adentrou nos limites do parque nacional, passando por Piracuruca e Pedro II. Neste ano, também passou a valer como ranking da CBC. Nos dois anos de pandemia, 2020 e 2021, a prova não foi realizada tendo sido retomada no ano passado, em sua 4ª edição, totalmente dentro do Parque.
O 5º Desafio das Opalas tem realização da Federação de Ciclismo do Piauí. Patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da CCOM. Apoio: Vereador Venâncio, deputado estadual Hélio Rodrigues e Tintas Verbras. Supervisão: FCP e CBC. Rede social: Lado B. Coprodução: X Brasil.
Da Redação
Com informações da Ascom