A Colônia Gonzaguiana do Piauí realizará na quarta-feira (2), às 15h, a “Procissão das Sanfonas”. O evento está com 15 anos de tradição e homenageia o rei do Baião, Luíz Gonzaga, e ao Centenário de Carmélia Alvez.
O evento está marcado para às 15h com concentração na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, seguindo pelo calçadão da Simplício Mendes, com encerramento no museu do Piauí.
A procissão reúne anualmente dezenas de sanfoneiros de todos os locais do Piauí em uma tarde de encantos e ouvidos atentos aos acordes das sanfonas, o encontro de ritmos dos sanfoneiros, além do som de outros instrumentos musicais cantando as músicas de Luís Gonzaga.
De acordo com a Sanfoneira da orquestra sanfônica de Teresina, Écore Nascimento, a Procissão é um momento lindo e emocionante.
“Essa é uma homenagem marcante a Rainha e ao Rei do Baião, momento onde dezenas de sanfoneiros se concentram, com zabumbeiros, triangleiros, entre outros instrumentos musicais que rememorem o forró. É emocionante ver todo o centro de Teresina parando, assistindo, acompanhando e cantando as músicas de Luís Gonzaga”, enfatizou.
A 15° Procissão das Sanfonas faz parte do calendário de festividades que marcam o mês de comemoração dos 171 anos de Teresina.
Da Redação