30.8 C
Teresina
terça-feira, outubro 1, 2024
Dengue
InícioDestaquesTropas mercenárias liberam cidade russa de Rostov, diz governador

Tropas mercenárias liberam cidade russa de Rostov, diz governador

As tropas amotinadas do grupo paramilitar Wagner se retiraram da cidade russa de Rostov-no-Don neste domingo (noite de sábado no Brasil), informou o governo regional russo. De acordo com Vasily Golubev, os mercenários deixaram a cidade acompanhadas por seu líder, Yevgeny Prigojin — que autoridades russas disseram que se deslocará para a Bielorrússia.

 

“Uma coluna do Wagner deixou Rostov e foi em direção a seus acampamentos”, informou Golubev em uma mensagem compartilhada pelo Telegram.

A rebelião iniciada na noite de sexta-feira na Rússia foi o estopim de meses de confronto aberto entre Prigojin e o comando militar do Kremlin. O líder paramilitar acusou o ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, de ordenar ataques contra posições ocupadas pelos mercenários na Ucrânia, e começou um deslocamento de tropas em direção à capital russa para depor a cúpula militar.

Autoridades judiciais e o próprio presidente Vladimir Putin chegaram a se pronunciar, prometendo rigorosas punições contra Prigojin e seus homens, classificados como traidores, mas um acordo foi costurado pelo presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, para “evitar um banho de sangue”.

De acordo com o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, Prigojin sairá da Rússia com destino a Minsk, enquanto soldados vinculados ao seu grupo paramilitar que não participaram da rebelião deverão assinar contratos com o Ministério da Defesa da Rússia, passando a responder diretamente a cadeia de comando militar russa.

Prigozhin, líder do Grupo Wagner, recuou em rebelião

Fonte: globo.com
Foto: Reprodução

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI