Desde o primeiro momento, a valorização da Educação tem sido um dos pontos mais destacados do governo estadual, na gestão do governador Rafael Fonteles.
Esta valorização, que começou se manifestar com a aula inaugural do presente ano letivo, no Município de Altos, ministrada pelo governador no Centro Estadual de Tempo Integral Rama Boa. Com o gesto simbólico a pretensão de Rafael Fonteles foi alcançada plenamente, dando a entender que algo de novo estava a caminho na educação pública piauiense.
Filho de Nazareno Fonteles, um professor de Matemática que enveredou pelos caminhos da política, orientando o filho a gostar das pessoas e respeitá-las, e incentivando-o aos estudos, onde a figura do falecido professor Marcílio Rangel é ponto de referência, vez que foi no Instituto Dom Barreto que Rafael viveu seus dias de estudante na adolescência, o resultado está agora se confirmando, quando, investido das funções de governador do Estado, o jovem Rafael tem dado especial atenção ao setor educacional em todos os seus níveis.
Nos últimos cinco meses, muitos são os benefícios que acentuam estas preocupações com o fortalecimento da educação pública, tornando-a um serviço de qualidade e de grandes resultados, onde não se pode excluir a presença e as ações do secretário Washington Bandeira.
Ainda nessa semana, a boa notícia foi a autorização de reforma na estrutura da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Serão investidos um total de R$ 66 milhões em reforma, ampliação e modernização dos seus 12 campi, que se distribuem por 18 unidades administrativas, com recursos oriundos do Tesouro estadual e de emendas federais. Um grande presente para aquela universidade, que em julho completa 37 anos de atividades.
Nesse campo de reforma das estruturas físicas dos centros de ensino estaduais, também nessa segunda-feira, 22, foi entregue a obra de reforma e ampliação do Centro Estadual de Tempo Integral Professor Pinheiro Machado, em Teresina, localizado no Bairro Dirceu Arcoverde, onde foram investidos recursos da ordem de R$ 1,155 milhão. Além da ampliação da parte física, foram adquiridos para a escola novos equipamentos de laboratório e instrumentos musicais.

Fotos: Reprodução