A secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Regina Sousa, assinou Acordo de Cooperação Técnica celebrado com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), a Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). A solenidade aconteceu na sede do Tribunal de Justiça, na última quinta-feira (18).
A parceria tem por objetivo o desenvolvimento do Projeto Novos Horizontes, voltado para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no município de Teresina, por meio da realização de cursos e ações de formação profissional e cidadã, visando ao seu desenvolvimento profissional e inclusão socioprodutiva desses adolescentes, contribuindo com o processo de ressocialização.
Nesta primeira etapa da parceria, 20 adolescentes participarão de curso de operação de microcomputadores e serão orientados para o mercado de trabalho.
De acordo com a superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Sônia Terra, o projeto intitulado Novos Horizontes, busca a qualificação dos socioeducandos, que são os adolescentes em medidas educativas. “O projeto, além de qualificar na parte da informática, empreendedorismo, com noções de ética e direitos humanos e outras questões que vão permitir a eles uma maior qualificação e uma melhor reintegração ao meio social na sua saída dessas medidas socioeducativas”, disse Sônia.
A Sasc é o órgão executor das medidas socioeducativas privativas de liberdade no âmbito do Estado do Piauí, incluindo o Programa de Semiliberdade (internação com direito a atividades externas), com a responsabilidade de planejar, executar e monitorar a política de Atendimento Socioeducativo, conforme as orientações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).