A Comissão de Finanças e Tributação, que terá a responsabilidade de analisar os projetos da Reforma Tributária, decidiu constituir uma subcomissão específica para discutir a reforma na Comissão temática da Câmara dos Deputados. Ao todo, foram indicados nove deputados de diversos partidos, sendo dois deles do Piaui: Florentino Neto e Merlong Solano, ambos do PT.
A reforma tributária é apontada como agenda prioritária do governo Lula. O governo federal trabalha juntamente com o Congresso Nacional para permitir a aprovação de uma reforma que corrija distorções e resulte em mudanças estruturais na economia brasileira. “Vamos construir um projeto que possa tornar o sistema tributário mais justo, eficiente e que permita o crescimento da economia”, declara o deputado Florentino.
Segundo ele, a reforma tributária está prevista em duas fases. No primeira, o governo pretende reformular os impostos sobre o consumo, ficando para um segundo momento as alterações da tributação sobre a o Imposto de Renda e o patrimônio.
O deputado Florentino Neto, que já lecionou as disciplinas de Direito e Processo Tributário diz que tem estudado muito sobre o tema para poder enriquecer as discussões e analisar as mudanças postas para o sistema tributário brasileiro com propriedade.
“Como parlamentar e membro da Comissão tenho buscado contribuir com os debates que resultarão nas mudanças que o sistema tributário necessita para se tornar mais justo, enxuto e capaz de acelerar o crescimento econômico e a geração de emprego e renda”, destaca o parlamentar.