Com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre o autismo, eliminar o preconceito e promover o respeito, a Unidade Escolar Santa Inês, localizada na Zona Sudeste de Teresina, realizou a primeira edição da Caminhada pela Conscientização do Autismo, nesta quarta-feira (05). Com cartazes, camisetas e apoio de carro de som, professores e estudantes andaram pelas ruas do bairro reforçando a importância de defender os direitos das pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista.
Atualmente, a escola conta com 18 estudantes matriculados e que possuem algum tipo de deficiência. Vale ressaltar que a unidade possui uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para a Diretora da Escola, Irismar Costa, ações como essa são importantes para promover um ambiente educacional propício a aprendizagem de todos.
“Reunimos cerca de 300 pessoas, entre alunos e professores e algumas mães de alunos especiais para uma caminhada, que contou com o amplo envolvimento da comunidade. Foi uma atividade em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no último domingo, 2 de abril. Além da caminhada pela manhã, contamos com uma palestra a fim de aprofundar e trazer mais informações sobre o que é o autismo e como acolher pessoas com autismo”, explica a gestora.
Para a secretária Keliane Lima, participar da atividade foi uma satisfação. “É muito bonito quando vemos alunos e professores que não possuem nenhum tipo de deficiência fazerem esse movimento de buscar compreender a realidade do outro. São momentos assim que promovem empatia e respeito. Valeu muito a pena”, comenta.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado todo dia 2 de Abril, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e marca a luta das pessoas autistas e seus familiares por respeito e compreensão.