31.8 C
Teresina
terça-feira, novembro 5, 2024
Dengue
InícioDestaquesFilho de piloto é preso por envolvimento no roubo de avião em...

Filho de piloto é preso por envolvimento no roubo de avião em Teresina

A Polícia Civil do Piauí (PC-PI) deflagrou nesta quinta-feira (16) a Operação Cessna, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que supostamente possui envolvimento com o roubo de avião ultraleve do médico e empresário Jacinto Barbosa Lay Chaves, em janeiro deste ano, na cidade de Teresina.

 

Dentre os presos está o filho do piloto que prestava serviços para o médico, o jovem Mykhaell Make Abreu Pereira, de 20 anos, e a esposa, Rayra Abreu Araújo. O casal é apontado como favorecedores de informações privilegiadas acerca da aeronave roubada.

Nas redes sociais, Mykhaell esbanjava uma vida de luxo, regada a viagens, bebidas e vários outros passeios em aeronaves distintas. Informações dão conta ainda de que o jovem aparentava ter livre acesso ao Clube de Ultraleve, o que poderia então ter ocasionado uma maior fluidez para o assalto.

Opéração em vários estados
Estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão, onde até o momento 17 pessoas já estão presas. Na ação, os policiais civis cumprem ainda 31 mandados de busca e apreensão.

Segundo as informações da polícia, a operação é organizada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e foi deflagrada simultaneamente nos estados do Piauí, Pernambuco, Maranhão e Mato Grosso.

Teresina
Em Teresina, foram cumpridos oito mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão em desfavor de investigados ligados ao grupo criminoso responsável pela execução do roubo praticado mediante concurso de pessoas, uso de arma de fogo e restrição da liberdade.

Pernambuco
No Estado de Pernambuco foi cumprido um mandado de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão em desfavor do investigado que alugou o veículo utilizado na ação criminosa.

Maranhão
A polícia informou ainda que no Estado do Maranhão foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca apreensão nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Araguanã, relacionados a investigados responsáveis pela aquisição de armamentos, gerenciamento financeiro e logístico da ação criminosa, adulteração da aeronave roubada e aquisição de combustível de aviação.

Os investigados da grande São Luís possuem vínculo com o Aeroporto Coronel Alexandre Raposo (Aeroporto de Paço do Lumiar/MA).

Mato Grosso
Já no Estado do Mato Grosso foi cumprido um mandado de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão em face de investigados responsáveis pela logística que seria utilizada para o reabastecimento da aeronave roubada em uma pista clandestina na zona rural do Município de Juara (MT), na região noroeste mato-grossense conhecida como Vale do Arinos.

Cartel Boliviano
A Polícia Civil informou ainda que a aeronave roubada teria como destino final a Bolívia. A aeronave foi recuperada no dia 22 de janeiro após fazer um pouso forçado por falta de combustível (pane seca) em uma região de pastagem localizada a aproximadamente 80 km da zona urbana de Juara, no Mato Grosso.

O nome da operação foi escolhido em referência ao modelo da aeronave CESSNA 206, avaliada em cerca de R$ 2 milhões, roubada pelo grupo criminoso. A suspeita é de que os criminosos tenham adulterado a aeronave para que ela se passasse por outra do mesmo modelo.

Casal foi preso pelo Draco

Da Redação
Fotos: Divulgação

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI