O Conselho do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Confecop) aprovou, nessa quarta-feira (8), o Projeto de Apoio ao Desenvolvimento do Arranjo Produtivo da Mandiocultura no Quilombo Mimbó, que inclui a construção de uma Unidade de Beneficiamento de Mandioca e estruturação das áreas de produção. Mais de cem famílias no município de Amarante deverão ser beneficiadas com o Projeto.
A reunião foi realizada na sede da Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc) e contou com representantes desta secretaria e da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada).
O projeto foi elaborado pela equipe técnica da Sada do município de Amarante em parceria com técnicos do escritório estadual da secretaria. O valor do projeto é de R$ 330.000,00 sendo parte apoiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e uma contrapartida dos beneficiários convertida em mão de obra.
A Sada irá apoiar o projeto também com a aquisição de equipamentos para o beneficiamento da mandioca.“Posteriormente, a secretaria fará um trabalho de capacitação das famílias porque o leque de produtos que podem ser ofertados no mercado é enorme: farinha, goma, biscoito, sequilho, bolo, peta, e existe até a possibilidade de incluirmos os chips de macaxeira nesta linha de produção, que é uma inovação no mercado”, explicou André Rocha, extensionista rural da Sada.
A Sada ainda tem previsão de implantar mais dois projetos com o apoio do fundo, que compreende a implantação de 150 quintais produtivos inovadores na Serra do Inácio, município de Betânia do Piauí, e a implantação de 77 unidades do Sisteminha Embrapa nos Territórios da Chapada do Vale do Rio Itaim, Serra da Capivara e Entre Rios, que poderão ser financiados no decorrer desse ano, mediante arrecadação do Fundo.