25.8 C
Teresina
terça-feira, outubro 1, 2024
Dengue
InícioCulturaOs dois murais do Centro Cultural

Os dois murais do Centro Cultural

Certamente o evento ‘Festival de Inverno’ criado em 2003 (prefeito Carlos Braga) e desde então realizado no município piauiense de Pedro II ininterruptamente até à Pandemia por Covid 19, é o maior e mais festejado evento musical do estado do Piauí. É difícil para qualquer pessoa apontar um nome de peso da Música Popular Brasileira/Pop Rock que não tenha vindo cantar na ‘Terra da Opala’.

 

O evento acontece em uma das praças da cidade, a praça Manoel Nogueira Lima, mas conhecida como ‘Praça da Bonelli’ devido ao fato de nos anos 1970 ter sido o local de encontro dos telespectadores que vinham assistir à novela Vitória Bonelli exibida pela TV Ceará Canal 2, retransmissora da TV Tupy, do Rio.

Nessa praça há um prédio no qual desde a década de 1930 até recentemente funcionaram o Grupo Escolar Marechal Pires Ferreira e, posteriormente, o campus local da UESPI (Universidade Estadual do Piauí) e que durante o festival de inverno abriga os camarins do(a)s artistas convidado(a)s para se apresentar no festival.

Recentemente uma parceria entre o governo do estado e a prefeitura de Pedro II restaurou o prédio. O encarregado da obra foi o engenheiro Paulo Vasconcelos. Houve também o aproveitamento do espaço na forma de ‘duas pracinhas’, nas laterais da edificação. Pois é ali que estão dois belíssimos murais pintados pelos artistas piauienses José de Arimatéa (pedrossegundense, autor do mural “Lendas da Cidade de Pedro II”) e Narciso Rosário (parnaibano, autor do mural ‘Formas Maquino Orgânicas’.

A proposta inicial é que no prédio restaurado funcione uma pinacoteca com exposições permanentes (em algumas salas), enquanto em outras haverá exposições itinerantes/temporárias. Há ainda a proposta de que funcionem ali oficinas artísticas durante o ano.

Fatos como esse, da restauração, são de grande importância para todos os que gostamos de usufruir momentos de beleza e arte. E nesse ‘nós’ incluo todo mundo, o idoso, o jovem, a criança, o adolescente, pessoas de todas as procedências sociais/étnicas. O acesso à arte é um dos direitos inalienáveis da pessoa humana, como apregoa a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Não faria, contudo, sentido eu ter falado do novo e belo cenário da Praça da Bonelli e não brinda meus leitores e leitoras deste portal de notícias com uma ideia de como tudo ali está realmente belo e aprazível. Por isso pedi à amiga e fotógrafa amadora, Isabel Cruz (da Academia Pedrossegundense de Letras e Artes) e ela me facultou o uso de três dos vários registros fotográficos que fez do Centro Cultural Marechal das Artes e dos murais. Nossos olhos e corações agradecem sua generosidade. Da próxima vez que vierem a Pedro II vão comprovar com seus próprios olhos.

Ernâni Getirana (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor, membro da ALVAL e da APLA. É autor de vários livros, dentre eles “Lendas da Cidade de Pedro II” e “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. Escreve às quintas-feiras para esta coluna.

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI