O Flamengo está fora da final do Mundial de Clubes. Hoje (7), o time brasileiro cometeu dois pênaltis, viu Gerson ser expulso no fim do primeiro tempo e acabou derrotado por 3 a 2 para o Al-Hilal no Estádio Ibn Batouta, em Tânger. Resta ao Rubro-Negro disputar o terceiro lugar.
Os gols da partida foram marcados por Salem Al-Dawsari, duas vezes de pênalti, Vietto, e Pedro (duas vezes). Gerson recebeu dois cartões amarelos na etapa inicial e, consequentemente, o vermelho.
Salem Al-Dawsari voltou a marcar contra o Flamengo, desta vez em duas oportunidades, ambas de pênalti. Ele também foi o autor do gol na semifinal de 2019, quando o Rubro-Negro acabou virando no segundo tempo. O jogador saudita, inclusive, ficou marcado pelo golaço que marcou sobre a Argentina na Copa do Mundo do Qatar.
O último camisa 9 a fazer gols em Mundiais pelo Flamengo havia sido Nunes, artilheiro das decisões, em 1981, quando o Rubro-Negro foi campeão. Pedro quebrou o jejum. São seis gols em seis jogos na temporada.
Essa foi a primeira vez que o Flamengo ficou fora da final do Mundial. Em 1981 o time foi campeão e em 2019 perdeu para o Liverpool na decisão.
O Al-Hilal encara o vencedor de Real Madrid x Al-Ahly, que se enfrentam amanhã (8). A final será no sábado, às 16h (de Brasília). Pouco antes, às 12h30 (de Brasília), ocorre a disputa de terceiro lugar.
Como foi o jogo
Os times mal tinham esquentado e o Al-Hilal já teve um pênalti a favor. No primeiro ataque dos sauditas, Salem rolou para Vietto na área. A defesa se portou mal, Santos demorou a sair e Matheuzinho se enrolou, cometendo a falta. Na cobrança, Salem Al-Dawsari marcou.
Depois de sofrer o gol, o Flamengo começou a construir as jogadas e ficou com a bola. No começo, teve dificuldades com o último passe, mas contou com o brilho de Pedro para deixar tudo igual. O atacante marcou um bonito gol ao pegar de primeira no canto da área.
Mais confiante, o Fla foi para cima no restante da primeira etapa. Com o crescimento na partida, foi amadurecendo o gol com boas oportunidades e assustando. Léo Pereira e Ayrton Lucas chegaram a sentir, mas o zagueiro só saiu no intervalo.
O Al-Hilal, porém, cresceu nos minutos finais e começou a assustar. No último momento dos acréscimos, Gerson pisou em Vietto dentro da área e, como já tinha amarelo, acabou sendo expulso após análise do árbitro no vídeo. Salem Al-Dawsari deixou o segundo dele de pênalti.
Com um a menos, Vítor Pereira tirou Arrascaeta e colocou Pulgar. O Flamengo tentava ficar com a bola, mas tinha dificuldades na criação. O Al-Hilal, por outro lado, aproveitava os espaços para assustar e chegou a colocar uma bola na trave.
Errando muitos passes na saída de bola, o Flamengo deu brechas para o adversário. Mesmo assim, chegou no gol. Gabigol teve uma boa chance, mas cabeceou para fora. No fim, os sauditas levaram a melhor e fecharam a conta aos 24 minutos, com Vietto. Pulgar, que entrou mal, deu o contra-ataque.
Pedro, de novo, diminui. O Flamengo não desistiu de buscar o resultado e chegou ao segundo gol aos 45 minutos do segundo tempo, após a bola sobrar livre para o camisa 9 empurrar para o fundo da rede.
Gols e lances
0x1. Logo aos três minutos, Salem Al-Dawsari cobrou bem o pênalti, no cantinho. Santos até foi na bola, mas não conseguiu defender.
Reclamou. Gerson recebeu na área aos 14 minutos do primeiro tempo e caiu, pedindo pênalti. O árbitro, porém, deu simulação e cartão amarelo ao volante. Isso acabou custando caro.
1×1. Aos 19 minutos do primeiro tempo, Everton Ribeiro tentou o passe por cobertura, mas a defesa saudita cortou. Na sobra, Matheuzinho rolou para Pedro pegar de primeira e colocar no canto, deixando tudo igual.
1×2. O Al-Hilal aproveitou o bom momento e teve mais um pênalti a favor. Aos 50 minutos, Gerson pisou em Vietto dentro da área e o árbitro deu o pênalti após análise no vídeo. Salem foi novamente para a cobrança e recolocou os sauditas na frente. O volante do Fla ainda foi expulso pelo segundo amarelo.
1×3. O Al-Hilal concretizou a boa vantagem aos 24 minutos do segundo tempo. Pulgar errou um domínio e armou o contra-ataque. Salem cruzou para Vietto, que chutou sem chances para Santos.
Olé. Com os dois gols a mais no placar, a torcida do Al-Hilal começou a cantar “olé” para o Flamengo na reta final da partida.
2×3: Aos 45 minutos do segundo tempo, Gabigol recebeu de Ayrton Lucas na entrada da área e finalizou, a bola desviou em Jang e sobrou para Pedro diminuir.
Flamenguistas doam ingressos para marroquinos
Antes do jogo, uma cena chamou a atenção. Torcedores do Flamengo de Goiás estavam com ingressos sobrando e resolveram doá-los para adolescentes marroquinos que estavam na porta do estádio querendo entrar. Eles acabaram batendo fotos juntos e a dupla ingressou no Tânger Stadium aos gritos de “Flamengo”.
🥰 MOMENTO BONITO
Torcedores flamenguistas, naturais de Goiás, doaram os dois ingressos que tinham sobrando para meninos marroquinos que encontraram na porta do estádio de Tânger, no Marrocos.
Se liga no momento que eles ganharam os ingressos!
🎥 @brazbruno #UOLEsporte pic.twitter.com/PQiGWm0fKR
— UOL Esporte (@UOLEsporte) February 7, 2023
Americano, morador de Washington, é sócio-torcedor do Fla
Entre os milhares de torcedores rubro-negros presentes no Tânger Stadium, um chamou a atenção em especial. Trata-se de Bernard, que é americano e morador de Washington. Fanático pelo Flamengo, ele é sócio-torcedor do clube desde 2016 e completou hoje (7) seu 41º jogo in loco assistindo a equipe.
Americano, morador de Washington, sócio-torcedor do Flamengo desde 2016 e indo para o 41º jogo in loco.
Um rubro-negro de coração pic.twitter.com/geXiwW05tQ— Bruno Braz (@brazbruno) February 7, 2023
Portugal, Inglaterra, Cabo Verde e mais
O americano Bernard não era o único torcedor do Flamengo que mora fora do Brasil. No estádio encontravam-se rubro-negros de Portugal, Inglaterra e até de Cabo Verde, além de outros de diversos estados brasileiros.
Ficha técnica
Flamengo x Al-Hilal
Competição: Mundial de Clubes da Fifa
Dia e horário: 7 de fevereiro de 2023, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Ibn Batouta, Tânger (MAR)
Árbitro: Istvan Kovacs (ROM)
Assistentes: Vasile Marinescu (ROM) e Mihai Artene (ROM)
VAR: Juan Martinez (ESP)
Cartões amarelos: Gerson, Gabigol, David Luiz, Pulgar, Thiago Maia (FLA), Vietto, Khalifah Al-Dawsari (ALH), Jahfali (ALH)
Cartões vermelhos: Gerson (FLA)
Gols: Salem Al-Dawsari (aos 3 minutos do primeiro tempo), Pedro (aos 19 minutos do primeiro tempo), Salem Al-Dawsari (aos 53 minutos do primeiro tempo), Vietto (as 24 minutos do segundo tempo).
Flamengo: Santos; Matheuzinho, David Luiz, Léo Pereira (Fabrício Bruno) e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro (Everton Cebolinha) e Arrascaeta (Pulgar); Gabigol e Pedro. Técnico: Vítor Pereira.
Al-Hilal: Abdullah Al-Maiouf; Saud, Jang, Al-Bulayhi e Khalifah (Nasser Al-Dawsari); Cuéllar, Carillo, Vietto (Jahfali); Marega, Salem e Ighalo (Michael). Técnico: Ramón Díaz.
Fonte: UOL