Uma curiosa ideia está atraindo multidões na CES 2023: um dispositivo inteligente que coleta urina e transforma o banheiro de casa num verdadeiro laboratório doméstico. O equipamento chamado de U-Scan pode ser instalado em qualquer vaso sanitário e promete analisar os biomarcadores presentes no xixi, para fornecer informações relevantes sobre o equilíbrio do corpo humano. A novidade foi apresentada pela empresa de saúde conectada Whithing.
Dentre as funções do U-Scan, destacam-se a leitura das taxas metabólicas do organismo, níveis de pH e vitamina C, e até a análise do ciclo menstrual, para auxiliar no dia a dia das mulheres. O aparelho está em fase de desenvolvimento, mas tem previsão de lançamento na Europa a partir do segundo trimestre de 2023.
O Withings U-Scan funciona como um laboratório em miniatura que pode ser anexado a qualquer modelo de vaso sanitário. O objetivo é examinar os mais de 3 mil metabólitos presentes na urina e reproduzir relatórios sobre a saúde do indivíduo. Segundo a fabricante, os biomarcadores informam detalhes imediatos e podem ser lidos diariamente, em todas as vezes nas quais o consumidor precisar ir ao banheiro.
Uma das vantagens é a possibilidade de realizar os testes no conforto de casa e na privacidade do próprio banheiro. Enquanto os testes convencionais examinam a urina de uma única ida ao banheiro, o U-Scan promete verificar sempre que o consumidor fizer xixi – o que permite reproduzir um relatório mais aprofundado.
O U-Scan depende de cartuchos projetados para examinar biomarcadores específicos. Desta forma, o usuário não precisa – ele próprio – coletar a urina.
De acordo com a fabricante, ele consegue distinguir entre o líquido externo e a urina, e capturar amostras automaticamente para analisá-las. Isto acontece porque a urina deve fluir de forma eficiente até a entrada de coleta, devido ao design do aparelho. Em seguida, uma bomba é ativada quando o sensor térmico detecta a presença da urina, que inicia um percurso para dentro de um circuito.
Após a coleta, a amostra é injetada em uma cápsula de teste, onde a reação química é lida por um módulo ótico. Ao final de cada medição, o circuito retorna à posição de repouso e o líquido restante é eliminado por uma saída de esgoto.
O U-Scan ainda consegue distinguir entre vários usuários, o que pode ser útil para quem mora com mais de uma pessoa dentro de casa. Essa distinção ocorre por meio do recurso Stream ID: sensores de radar de baixa energia, embutidos no leitor, medem múltiplas variáveis para identificar a assinatura do fluxo de urina de um indivíduo, detectando o movimento e a distância do fluxo de urina.
Quando o leitor entrega a amostra de urina, o U-Scan inicia a análise química em instantes. Ele transmite automaticamente os resultados via Wi-Fi para o app e, em seguida, gira o cartucho para expor o próximo pod de teste.
O acessório ainda fornece previsões sobre o ciclo menstrual, início da janela de ovulação com base na detecção hormonal, e até mesmo os níveis de pH presentes nos fluidos. Na Europa, um aplicativo informa sobre os níveis de vitamina C. Ele ajuda a monitorar sua ingestão metabólica para otimizar a hidratação e os nutrientes diários e também recomenda exercícios, sugestões dietéticas e receitas para atingir os objetivos.
O U-Scan estará disponível na Europa a partir do segundo trimestre de 2023 com cartuchos de consumo Nutri Balance e Cycle Sync. Os usuários poderão comprar o kit inicial por 500 euros, o que dá cerca de R$ 2.800 em conversão direta e sem impostos. Ela dá direito ao U-Scan e a cartuchos para três meses de uso.