O presidente Jair Bolsonaro (PL) irá ao funeral da rainha Elizabeth 2ª, marcado para o dia 19 de setembro, em Londres. A monarca, a mais longeva do Reino Unido, morreu na 5ª feira (8.set.2022), aos 96 anos.
Desde 5ª feira, a equipe do presidente avaliava a possibilidade de Bolsonaro comparecer ao funeral antes de viajar para os Estados Unidos, onde participará da 77ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). O Brasil é tradicionalmente o 1º país a discursar na conferência.
Ao Poder360, o Itamaraty confirmou a viagem. Informou que a embaixada do Brasil em Londres recebeu na noite de sábado (10.set) o convite do funeral e que neste domingo Bolsonaro confirmou presença. Deve viajar entre os dias 17 e 18 de setembro.
Antes da morte da rainha, a previsão era que Bolsonaro viajasse no domingo (18.set) para os Estados Unidos. Ele fará o discurso na conferência na 3ª feira (20.set).
O funeral da rainha, com honras de Estado, será realizado na Abadia de Westminster às 11h no horário de Londres (7h no horário de Brasília). Pela manhã na 2ª feira (19.set), o caixão viaja em procissão do Parlamento britânico até o local.
Será o último dia do plano elaborado há anos pela realeza. Chamado de Operação London Bridge, o cronograma de 10 dias estabelece as ações do Palácio de Buckingham e do governo britânico depois da morte da monarca.
Na 5ª feira (8.set), Bolsonaro decretou luto oficial de 3 dias no Brasil pela morte da rainha Elizabeth 2ª. No Twitter, o chefe do Executivo afirmou que a monarca foi uma “extraordinária e singular”.
Fonte: Poder360