O plenário da Câmara aprovou o Projeto de Resolução (PRC) 27/22 que inclui o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) na estrutura da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. O projeto é de autoria da deputada federal Rejane Dias (PT)
A ideia central é dar estabilidade e perenidade ao Observatório ao monitorar indicadores e centralizar estudos sobre a participação política das mulheres no Brasil.
Para a deputada com estudos analíticos sobre o cenário da participação da mulher nos espaços de poder será possível elaborar politicas públicas eficientes.
Segundo o texto, a criação do Observatório visa examinar a aplicação das leis nas campanhas eleitorais e na vida partidária; monitorar a violência política contra a mulher; estabelecer indicadores que permitam o monitoramento da participação política das mulheres em todas as esferas de representação política.
Ligada à estrutura da Secretaria da Mulher da Câmara, o Observatório Nacional da Mulher na Política será exercida pela Coordenadora-Geral dos Direitos da Mulher ou pela Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados ou, em comum acordo, poderá ser designada outra deputada para o exercício da coordenação.
Mal-estar
A parlamentar explicou sobre as dores que sentiu quando estava fazendo campanha eleitoral na quarta-feira (31) em São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí.
De acordo com a parlamentar, tudo não passou de mal-estar, pois realizou exames que indicaram tudo na normal em sua saúde
Confira o vídeo
Foto: Cleia Viana/Agência Câmara