35.8 C
Teresina
sábado, novembro 23, 2024
Dengue
InícioDestaquesMulheres, fome e corrupção são destaque em 1º debate

Mulheres, fome e corrupção são destaque em 1º debate

O debate na Band foi marcado pela pauta feminina, além do combate à fome e à corrupção. A pauta feminina ganhou destaque depois de o presidente Jair Bolsonaro (PL) subir o tom com a jornalista da TV Cultura Vera Magalhães.

O caso foi depois de uma pergunta da jornalista para o candidato Ciro Gomes (PDT) sobre vacinação no Brasil. Bolsonaro foi escolhido para comentar. A jornalista afirmou que o presidente espalhou desinformação sobre vacinas durante a pandemia.

“Queria saber do senhor [Ciro] a que medida o senhor acha que a desinformação sobre vacinas, difundida inclusive pelo presidente da República, pode ter contribuído, além de agravar a pandemia de covid-19 e causar mortes que poderiam ter sido evitadas, também para desacreditar a população quanto à eficácia das vacinas em geral e qual é a sua proposta para recuperar o Plano Nacional de Imunização, que já foi orgulho nacional e uma referência para o mundo?”, disse a jornalista.

Depois da resposta de Ciro, Bolsonaro fez seu comentário:

“Vera, não podia esperar outra coisa de você. Eu acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido em um debate como esse. Fazer acusações mentirosas ao meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro”, disse.

A fala de Bolsonaro, então, virou tema das declarações das candidatas à Presidência. A 1ª a abordar o tema diretamente foi Tebet, ao falar sobre feminismo e o combate à violência de gênero.

“Nós temos que dar exemplo, exemplo que lamentavelmente o presidente não dá quando desrespeita as mulheres, quando fala das jornalistas, quando agride, ataca e conta mentiras, como acabou de fazer.”

Depois da fala de Tebet, o presidente pediu direito de resposta, que foi negado.

Soraya falou logo em seguida e também criticou Bolsonaro, que segundo ela é “tchutchuca com outros homens” e “tigrão” com mulheres.

“Quando eu vejo o que aconteceu agora com a Vera, eu realmente fico extremamente chateada. Quando homens são tchutchucas com outros homens, mas vem para cima da gente [mulheres] sendo tigrão, eu fico extremamente incomodada. Aí eu fico brava sim”, disse Soraya.

O tema de direitos às mulheres foi retomado novamente no debate, com iniciativa de Tebet, perguntando para Bolsonaro. Ela afirmou que o presidente comete misoginia e agride as mulheres brasileiros. “Por que tanta raiva das mulheres?”

“Me acusa sem prova nenhuma”, respondeu o presidente. Bolsonaro citou a primeira-dama Michelle Bolsonaro e disse que defende mulheres por defender famílias e porte de armas. “Faça política e não fique fazendo joguinho de ‘mimimi’”, disse para a senadora.

O presidente depois escolheu Ciro Gomes para “falar sobre mulheres”. Ele utilizou seu tempo para listar medidas que ele afirmou ser para esse público.

Fonte: Poder360

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI