25.8 C
Teresina
segunda-feira, setembro 30, 2024
Dengue
InícioCulturaExposição Memória Histórica e Fotográfica de Pedro II

Exposição Memória Histórica e Fotográfica de Pedro II

Ontem à noite, 10/08, deu-se a solenidade de abertura da VIII Exposição Memória Histórica e Fotográfica do Município de Pedro II. Trata-se de um evento organizado pelo professor e historiador Afonso Getirana. O evento contou com a presença do deputado Wilson Brandão, do Vice-reitor da Universidade Federal do Piauí, Dr. Viriato Campelo, ambos membros da APLA – Academia Pedrossegundense de Letras e Artes, cuja presidente, Marlene Rodrigues, fez-se presente assim como demais acadêmicos e acadêmicas para prestigia o confrade Afonso.

A exposição já se incorporou, devido à sua reconhecida importância, às festas alusivas às comemorações aos seus 168 anos de emancipação política da Terra da Opala.

Situado a cerca de 195 quilômetros da capital do estado do Piauí, Teresina, o município de Pedro II já foi denominado de Matões, Pequizeiro e Itamaraty. Sua formação social é resultante de descendentes portugueses, ameríndios e descendentes de africanos escravizados.

A exposição gestada por Afonso Getirana homenageia este ano o centenário de nascimento do professor, advogado, político, escritor, intelectual piauiense, Wilson de Andrade Brandão (1922-2001), filho do município acima citado. O acervo de fotos da exposição é primoroso se levarmos em conta suas oito edições. Com ele podemos compor um quadro da sociedade pedrossegundense ao longo das décadas e compreendermos melhor a identidade sociocultural daquele povo.

Estima-se que cerca de 6 mil pessoas deverão visitar a exposição ao longo de de um mês em que ficará aberta ao público. Durante as falas proferidas na abertura do evento foi lembrado do papel relevante que o professor Afonso Getirana desempenha na cultura local desde a década de 1980 quando realizou o FEMIPOK – Festival de Música e Poesia Kolping, que revelou vários artistas, dentre eles o grupo Irmãos Saraiva.

Notabilizado pela presença da gema de opala, o município de Pedro II possui uma temperatura amena, e sedia um dos mais famosos festivais de inverno do País.

Estiveram ainda presentes à abertura da VIII Exposição Memória Histórica e Fotográfica do Município de Pedro II membros da APLA, além de outros convidados e convidadas. O local da exposição é o Museu da Opala, prédio onde funcionou o Clube 11 de Agosto, que tem a data do aniversário do município, na qual também é sempre lembrado o ex-prefeito já falecido Nogueira Filho, o Nogueirinha, nascido no dia 10/08/1930.

O prédio do Museu da Opala foi devidamente limpo e pintado, banheiros recuperados pela prefeita Betinha Brandão. Quem ganha com mais esse lugar de cultura é o povo do município. Lembrando de novo que a exposição permanecerá aberta durante todo o mês de agosto.

Ernâni Getirana é professor, escritor e poeta. É autor, dentre outros, do livro “Debaixo da História do Meu Avô”. Escreve para esta coluna sempre às quintas-feiras.

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI