Ainda rescende pelo ar os odores literários e livrescos do XX Salão do Livro do Piauí, o SALIPI, que homenageou o professor Cineas Santos, um de seus criadores. Nessa edição também tomou posse pela Academia Piauiense de Letras (APL) o poeta de Angical, Climério Ferreira. Vieram dois ou três tubarões de além-mar e da costa brasileira. E no mais foi a profusão de fotos despejadas por dedos ágeis no instagram, no face book, videozitos no tic-toc e etc e etc.
O professor e presidente da Academia Literária do Vale do Longá (ALVAL), professor Dutra, me informa que dia 2 de Julho próximo vindouro a sede da academia será reinaugurada na cidade de Barras. A foto da fachada está linda no face book do presidente.
O jornalista Zózimo Tavares, que também é presidente reeleito da APL, envia-me piamente todas as quintas-feiras o link do programa “Chá das Cinco”, conduzido pela jornalista Vanize Lemos e pelo poeta e escritor (membro da APL) Elmar Carvalho (que vive me enviando links do seu blog). De vez em quando quem me manda links é o escritor e também membro da APL, Dilson Lages para que eu participe de lives organizadas por ele via Zoom. Já o ativista cultural Gilson Caland me envia o link do seu ‘Conexões’. Feito um peixinho, mordo feliz as iscas, digo, os links todos.
PoetAmigos e poetAmigas lançaram a duras penas seus livros no XX SALIPI, mas lançaram. Lembro-me bem de ter visto o “A Senhora Naciff”, do Antonio Clementino. Mas também vi que a poeta Val Mello veio do Rio decretada para o SALIPI, assim como o cordelista campomaiorense Pedro Monteiro baixado de SP. A multi Marleide Lins, saída da 1ª FLID – Feira Literária da Diversidade – foi às quantas também para o SALIP. Na FLID, pelas redes, soube da bela palestra proferida pela professora da UESPI, Assunção Sousa. No SALIPI, a condução de bate-papos literários contou com a escritora e poeta Sérgia A., dentre outras e outros. A Cordelaria Chapada do Corisco sempre presente com os poetas Marina Campelo e Joames.
Em Piripiri, a restauração do ‘Casarão dos Rezende’, na pessoa do colecionador de vinil Kleb Leite, sinaliza nova onda cultural na terra de João Cláudio, Piliço, Paiva e Jorge Melo. Klebim mais um magote de gente da ACALPI – Academia de Ciências, Artes e Letras de Piripiri, botaram a mão no barro da cultura. Que Nossa Senhora dos Remédios os Ilumine de seu andor.
A APLA – Academia Pedrossegundense de Letras e Artes, cuja presidente atual é a professora Marlene Rodrigues, acaba de comprar equipamentos de som e imagem através de um projeto exitoso promovido pelo poder Judiciário local. Bela iniciativa que já contemplou diversas instituições daquele município. Aliás, esse sopro recebido pela APLA vai além e chega ao grupo Coletivo P2, conduzido pela professora e poeta Nena Barros. O grupo voltará a realizar o sarau “Arte em Toda Parte” em praça pública dia 23 de Julho. Mas nesse meio tempo a cidade fervilha com o retorno das ‘Festas Juninas” e sediará inclusive um ‘Festival de Jazz e Blues’. A ver (e a ouvir). Uma Feira de Artesanato acontecerá paralelamente.
E por falar em praça, há na cidade de Pedro II uma praça que fará 100 anos em Agosto próximo vindouro. Trata-se da Praça Velha. Aliás, perto dali, de 11 a 30 de Agosto, acontecerá a VIII Exposição Histórica e Fotográfica do Município de Pedro II, organizada pelo professor e historiador Afonso Getirana, na sede do antigo Clube 11 de Agosto; agora Museu da Opala.
Como se vê, não é pouca coisa que diversas pessoas e grupos estão fazendo no âmbito da cultura nesse exato momento Piauí afora e isso é alentador. Que esse formigueiro cultural se intensifique ainda mais para nossa alegria.
————————–
Ernâni Getirana (@ErnaniGetirana) é professor, escritor e poeta. É autor, dentre outros, do livro “Debaixo da Figueira do Meu Avô” e escreve para esta coluna às quintas-feiras.