35.8 C
Teresina
sábado, novembro 23, 2024
Dengue
InícioDestaquesVerstappen leva GP do Azerbaijão com tranquilidade após abandono da Ferrari

Verstappen leva GP do Azerbaijão com tranquilidade após abandono da Ferrari

Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1. O piloto holandês largou da terceira posição, assumiu a liderança após abandono de Charles Leclerc no 20º giro e teve tranquilidade até conduzir seu carro à bandeira quadriculada que apontou o fim da corrida após 51 voltas no Circuito Urbano de Baku.

É a 25ª vitória da carreira de Verstappen na Fórmula 1. Com isso, ele igualou os icônicos Niki Lauda e Jim Clark.

Sergio Perez, da Red Bull, e George Russell, da Mercedes, completaram o pódio em Baku. Lewis Hamilton ficou com a quarta colocação, seguido por Pierre Gasly, da AlphaTauri na quinta.

Destaques durante os treinos do fim de semana, as Ferraris de Charles Leclerc e Carlos Sainz enfrentaram problemas durante a corrida. Ambos os pilotos precisaram abandonar a prova ainda no início.

Com o resultado de hoje, Max Verstappen chegou a 150 pontos e segue na liderança no Mundial. Perez está em segundo, com 129 e Charles Leclerc ficou em terceiro mesmo sem pontuar.

Os pilotos já retornam às pistas no fim da semana que vem para a disputa do Grande Prêmio do Canadá. A corrida é realizada no circuito Gilles Villeneuve e a largada será às 15 horas (de Brasília).

Largada é de Sergio Perez

A largada no Circuito Urbano de Fórmula 1 foi intensa. Sergio Perez mergulhou com sua Red Bull e assumiu a primeira posição, deixando Charles Leclerc para trás. Em seguida, o mexicano voou pela pista e conseguiu dois segundos de vantagem sobre monegasco da Ferrari.

A briga, então, ficou entre Leclerc e Max Verstappen, que estava na terceira colocação. O holandês tentava se aproximar até que, na décima volta, Leclerc foi aos boxes para trocar o conjunto de pneus: de médio para duro. Russell, Gasly, Vettel, Tsunoda e Hamilton também fizeram o mesmo.

Destaque durante os treinos, Carlos Sainz teve um problema hidráulico no carro e abandonou a prova antes mesmo de completar o décimo giro em Baku.

 

Briga pela nona posição

A nona posição teve briga de gente grande. Sebastian Ocon segurou a pressão após ser perseguido com Sebastian Vettel. Apesar disso, o alemão da Aston Martin acabou perdendo o controle do carro, rodou e ficou atrás de Hamilton.

Agora, então, chegou a vez de o britânico tentar roubar a nona posição de Ocon. Hamilton foi se aproximando e ficou a menos de um segundo do adversário. Na 18ª volta, o patrão mergulhou e ultrapassou o francês.

 

Verstappen toma a ponta

Mais rápido que o companheiro da equipe, Verstappen abriu a asa e ultrapassou Sergio Perez com tranquilidade na volta 15. No giro seguinte, o atual campeão mundial da F1 conseguiu três segundos de vantagem.

Com isso, Sergio Perez decidiu fazer o pit stop para trocar os pneus também para os duros. Charles Leclerc, que já tinha parado, retomou a vice-liderança da prova.

 

Deu ruim para as Ferraris: Leclerc abandona

Na 20ª volta da corrida, o carro de Leclerc começou a soltar fumaça. O monegasco despencou na classificação e abandonou o GP do Azerbaijão em seguida.

Com o abandono de Sainz, que sofreu com um problema hidráulico, a Ferrari ficou sem representantes nas pistas do circuito de Baku.

“A gente não sabe o que foi, não dá para saber. Não senti a mesma coisa que na última quebra, mas é a segunda vez em três corridas, então estou bem desapontado”, disse Leclerc.

 

RBRs à frente

Com o abandono de Charles Leclerc e Carlos Sainz, os carros da Red Bull seguiram à frente com tranquilidade. Max Verstappen assumiu a ponta e, na 33ª volta, estava com 10 segundos de vantagem sobre o companheiro.

George Russell, da Mercedes, ficou com o terceiro posto. Enquanto isso, Lewis Hamilton tentava se aproximar aos poucos. Depois de capturar a nona posição na 18ª volta, o britânico apareceu em quinto no 34º giro.

Patrão é patrão

 

Lewis Hamilton decidiu fazer a segunda parada, mas quando retornou à pista não demorou a reconquistar a quinta posição ao ultrapassar Tsunoda.

De olho na quarta colocação, o britânico passou a perseguir Gasly e viu a distância cair para menos de 10 segundos na volta 40. Quatro giros depois, Hamilton conseguiu a ultrapassagem.

 

Tranquilidade de Verstappen

Depois que assumiu a ponta com o abandono de Leclerc, Max Verstappen liderou a corrida com tranquilidade até os instantes finais. Na 48ª volta, a vantagem do holandês sobre o companheiro Sergio Perez era de quase 20 segundos.

Veja o resultado final da corrida

1 – Max Verstappen (Red Bull)
2 – Sergio Perez (Red Bull)
3 – George Russell (Mercedes)
4 – Lewis Hamilton (Mercedes)
5 – Pierre Gasly (AlphaTauri)
6 – Sebastian Vettel (Aston Martin)
7- Fernando Alonso (Alpine)
8 – Daniel Ricciardo (McLaren)
9 – Lando Norris (McLaren)
10 – Esteban Ocon (Alpine)
11 – Valteri Bottas (Alfa Romeo)
12 – Alexander Albon (Williams)
13 – Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
14 – Mick Schumacher (Haas)
15 – Nicholas Latifi (Williams)
16 – Lance Stroll (Aston Martin) – não completou
17 – Kevin Magnussen (Haas) – não completou
18 – Zhou Guanyu (Alfa Romeo) – não completou
19 – Charles Leclerc (Ferrari) – não completou
20 – Carlos Sainz Jr. (Ferrari) – não completou


Fonte: UOL

 

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI