O Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira (27) nota técnica liberando a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos. Diante disso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) passa a receber este novo público a partir de segunda-feira (30) em seis pontos de vacinação por toda a cidade.
A dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, preferencialmente com as vacinas da Pfizer ou Coronavac, independentemente da dose aplicada anteriormente. Os dois imunizantes são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas. A nota do Ministério da Saúde pontua que, no caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.
A vacinação ocorrerá no Teresina Shopping (edifício Garagem – estacionamento do G3) e nos cinco drive thrus já disponibilizados pela FMS: Terminais do Parque Piauí, Zoobotânico, Livramento, Buenos Aires e CEU Norte. O horário de funcionamento é das 9h às 17h, exceto para o CEU Norte que funciona das 9h às 12h.
Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina. Os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, manifestando sua concordância com a vacinação.
Programação de vacinação – 30 de maio a 3 de junho
Drive Thru
Locais: Terminal Parque Piauí, Terminal Zoobotânico, Terminal Livramento, Terminal Buenos Aires, CEU Norte (somente de 9h às 12h), Teresina Shopping (edifício Garagem – estacionamento do G3)
– 1ª Dose (12 anos e mais)
– 2ª Dose (12 anos e mais)
– 1º Reforço (12 anos e mais)
– 2º Reforço (18 anos e mais)
– Gripe (Grupos Prioritários)
UBS
Locais: UBS Buenos Aires, UBS Parque Brasil, UBS Saci, UBS Monte Castelo, UBS Irmã Dulce, UBS Cidade Jardim, UBS Satélite, UBS Alto da Ressurreição, UBS Parque Poti
– Covid 1ª e 2ª dose – crianças de 5 a 11 anos
Demais UBS
– Gripe (grupos prioritários)
– Sarampo (crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, trabalhadores da saúde – atualização da caderneta)
Fonte: Semcom