Dois estabelecimentos foram autuados por descumprimento aos protocolos de prevenção à covid-19, no fim de semana. Os dados são da Gerência de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que fiscalizou bares e restaurantes, em parceria com a Polícia Militar em Teresina.
A gerente de Vigilância Sanitária da FMS, Larisse Portela, afirma que cerca de 100 estabelecimentos foram monitorados durante a ação. Destes, 11 locais foram notificados, por problemas como mesas sem obedecer ao distanciamento recomendado, pessoas circulando sem uso de máscara e locais aglomerados. “Nos dois locais que foram autuados, verificamos situações de maior risco à saúde pública, como grande número de pessoas circulando sem máscaras, em pé, aglomeradas e dançando”, diz a gerente.
Além da fiscalização, a Vigilância Sanitária focou também na educação em saúde, com orientações quanto à importância de se obedecer aos protocolos e nos riscos que a pandemia ainda representa.
Larisse Portela reforça o pedido para que empresários e a população em geral sigam à risca os cuidados de prevenção. “Este momento ainda é de bastante cautela em relação à pandemia, já que temos tido aumento nos casos de síndrome gripal. Pedimos a colaboração de todos para que saiamos juntos e o mais breve possível desse momento ruim que estamos atravessando”, disse a gerente.
Fonte: Semcom