32.8 C
Teresina
quinta-feira, setembro 26, 2024
Dengue
InícioEconomiaPesquisa mostra que intenção de consumo dos teresinenses cresce em novembro

Pesquisa mostra que intenção de consumo dos teresinenses cresce em novembro

A Pesquisa ICF (Intenção de Consumo das Famílias) é formada pelos 7 elementos que compõem as necessidades das famílias. Emprego Atual e Perspectivas Profissionais; Renda Atual; Acesso ao Crédito; Nível de Consumo Atual e Futuro e Momentos para Duráveis.

O levantamento do ICF foi criteriosamente dividido em dois segmentos para facilitar o entendimento dos leitores. De um lado as famílias que ganham até 10 salários mínimos e do outro os consumidores que faturam acima deste valor.

O resultado da Pesquisa sai em pontos, valendo de 0 a 200. De 0 até 100 significa pessimismo, 100 pontos é zona de indiferença. De 100 até 200, otimismo.

No geral, a Pesquisa de Intenção de Consumo das famílias (ICF ) de Teresina referente ao mês de Novembro de 2021, foi de 80,9 pontos , inferior aos 83,9 registrado no mês anterior, contudo as famílias que ganham mais de 10 salários mínimos alcançou o otimismo de 138,4 pontos.

Neste levantamento realizado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e elaborado pela FECOMÉRCIO – PI constatou-se que as famílias teresinenses que ganham acima de 10 salários mínimos atingiram a zona de otimismo no mês de Novembro, considerando o desempenho destes elementos citados acima. Para quem ganha abaixo deste patamar somente o elemento Situação do Emprego Atual passou dos 100 pontos, atingindo 109,5.

Emprego e renda
O poder de compras foi muito influenciador nesta pesquisa, onde 58,8% dos melhores salários de Teresina disseram estar mais seguros nos seus empregos e o otimismo ficou em 154,4 pontos. Havendo perspectiva de melhora nos Empregos, consequentemente, haverá aumento no consumo. Foi desta forma que a metade das famílias declararam que haverá melhora nos salários.
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, 33,3% das Rendas das famílias ficou pior e27,8% foi o percentual na melhora da Renda. O otimismo para os mais ricos foi de 161,8 pontos e os de menos de 10 salários mínimos ficou em 89,8.

Consumo e crédito
Quanto ao Consumo, 20,1% dos Consumidores disseram que estão comprando mais do que a quantidade do ano passado, enquanto 45,6% avaliaram que estão comprando menos. A classe A se destacou nesta variável pois 48,5% dela declarou que está consumindo mais.

A perspectiva de Consumo está no mesmo patamar. Não há esperança de melhora para os próximos 6 meses.

O crédito ajudou muito pouco na hora das compras dos menos abastados. Mais de 50% das famílias pesquisadas avaliaram que o acesso ao crédito ficou mais difícil, porém 52,9% dos Consumidores de maior poder aquisitivo disseram que o crédito dos Bancos ficou mais fácil para esta classe, atingindo um otimismo de 145,6 pontos.

Enfim, o indicador Momentos Para Aquisição de Bens Duráveis tipo Automóveis, TV, Geladeira, freezer e outros foi o item menos avaliado pelos Consumidores entrevistados. As classes C, D e E atingiram um pessimismo de 23,4 pontos , bem como a classe A que ficou na colocação de 97,1 pontos, mostrando fraco desempenho nas vendas de Eletrodomésticos neste mês . É justificável, aponta o Presidente da FECOMERCIO-PI doutor Denis Cavalcante porque o maior cliente destes bens são os de maior Renda e, sem crédito fica difícil efetuar compras a Prazo.

Fonte: Ascom

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI