A Sesapi (Secretaria de Saúde do Piauí), por meio dos dados do Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19, confirmou nesta segunda-feira (8) que o Piauí já ultrapassou os 50% da população com a imunização completa, ou seja, pessoas que tomaram a primeira e segunda dose ou dose única dos imunizantes contra a doença.
De acordo com a Sesapi, o levantamento mostra que 1.696.382 pessoas completaram o esquema vacinal, ou seja, 51,70% da população. Ao todo foram aplicadas 4.161.945 doses em todo o estado e 2,46% das pessoas já receberam a dose de reforço.
100% da população vacinada com a primeira dose
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), anunciou na sexta-feira (5), que o Piauí atingiu 100% da população acima de 18 anos imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Com a segunda dose, o estado chegou à marca de 70% da população completamente imunizada.
São 2.329.446 pessoas no estado vacinadas com a D1(primeira dose) e 1.533.868 imunizadas com as duas doses ou dose única. Os dados são do Programa Nacional de Imunização (PNI). Os cálculos do Ministério da Saúde nos estados são feitos a partir do número de pessoas aptas a serem vacinadas.
362 mil estão com doses atrasadas no Piauí
No Piauí, 362.080 pessoas estão com a segunda dose da vacina contra Covid-19 atrasada há mais de 15 dias, apontou a segunda edição do Boletim VigiVac da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) da Bahia.
Segundo a pesquisa da Fiocruz, 194.594 piauienses estão com a segunda vacina da Pfizer atrasada; 93.251 estão com a segunda dose do imunizante da AstraZeneca atrasada e 74.235 habitantes coma segunda vacina da Coronavac atrasada.
Importante concluir esquema vacinal
Segundo o Superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, é importante que a população procure as unidades de saúde para se imunizarem. “Pedimos à população que conclua seu esquema vacinal porque só assim vamos todos ficar protegidos da doença e conseguir controlar a pandemia no estado,”, diz.
As vacinas utilizadas no Piauí são a CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson&Johnson.
Com informações da Sesapi