Um teórico da literatura, cujo nome não me vem à mente agora, disse que no campo literário e no das artes, como um todo, vigora o conceito de ‘gravitação newtoniana’. Explico: há autores que são massivos, como o Sol, e há outros que são como os planetas, luas, asteroides.
Claro que um asteroide de hoje poderá, no futuro, transformar-se em Sol, ou mesmo num buraco negro, pois tudo depende também das ‘correlações de forças’ no campo cultural. Está tudo certo, digo eu ao teórico, mas não abro mão do ‘talento’. Talento só, porém, não basta. Aí é que entra o outro par do binômio: sorte.
Digamos que Torquato Neto é, no mínimo um Sol, um atrator em órbita do qual circunda cada vez mais planetas, luas, bólidos e mesmo cometas. Qualquer pessoa que se bote a estudar a Tropicália, por exemplo, e não se deparar com o nome de TN deve desconfiar de que algo na pesquisa está dando errado.
Por isso meu espanto quando agora no último 19 de outubro, tido como ‘Dia do Poeta’ no Brasil não me deparar com nada (salvo engano) nas mídias sobre TN. Enquanto na Irlanda há o Bloom’s Day (em homenagem ao escritor James Joyce), aqui no Piauí TN passa a brancas nuvens no Poetry’s Day. Mas já foi pior, consolemo-nos; mas não nos acomodemos. Afinal ‘só quero saber do que pode dar certo, não tenho tempo a perder’, não é Torquato?
Ernâni Getirana
Facebook: ernanigetirana
Twitter: @GetiranaDe
Instagram: ernanigetirana
Email: [email protected]
Defendo a realização de debates, palestras, coisas do gênero, sobre TN e demais poetas piauienses, por assim dizer. Vamos mover céus e terras. rs
Concordo plenamente com o professor Ernani. Tanto Torquato, quanto outros grandes nomes da literatura piauiense. Tais debates alem de realçar a nossa cultura concerteza motivaria novos talentos a despertarem.
Estou torcendo por você. Conhecendo seu potencial, sei teremos coisas boas.