Para festejar a 3ª melhor data de vendas no varejo do Piauí, a FECOMÉRCIO-PI aponta alguns índices aferidos no mês de maio que refletem positivamente. Em primeiro lugar a Pesquisa da FECOMERCIO-PI de Endividamento e Inadimplência do Consumidor que atingiu 51,0% . Com este Índice muito baixo deixa o consumidor livre de débitos, possibilitando, dessa forma uma grande folga para comprar a prazo nesta data.
As Empresas maiores, ou seja, aquelas que tem mais de 50 empregados a Confiança do Empresário do Comércio (ICEC ) foi de 114,3 pontos que nesta Pesquisa da FECOMERCIO-PI significa otimismo. Mais ainda, 69,2% dos Empresários consultados disseram que os Investimentos destinados as suas Empresas foram maiores neste mês, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Nas Condições Atuais, 75% das Empresas de mais de 50 pessoas empregadas avaliaram que o setor Comércio melhorou.
Além do mais tem outros indicadores que impactarão nas vendas de 12 de junho e as festas juninas revelados na Pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF ) da FECOMÉRCIO-PI referentes a Emprego e Renda, bem como Crédito e Consumo. Sobre o Emprego, informações do Novo CAGED dão conta de que existe hoje no Piauí 139.146 empregados no segmento de Serviços, com carteira assinada e 96.611 no Comércio que somando os dois dá um montante de 77,6% do total do Estado. Só no Comércio entraram no mercado de trabalho no mês de abril 2.615 comerciários e saíram 1.645 no mesmo período, restando um saldo positivo de 970 vagas. Já o setor Serviços foram contratados 3.014 e demitidos 2,855 saldando 159 postos de trabalho. Nesta Pesquisa a Renda Atual melhorou para 35,5% dos entrevistados com otimismo de 112,6 pontos, numa escala de 0 a 200 pontos, sendo no espaço entre 100 a 200 considerado situação de otimismo; 0 a 100 pessimismo.
O maior entrave nas vendas para o Dia dos Namorados fica por conta do acesso ao crédito. A pesquisa ressalta que 43,5% dos avaliados disseram que o crédito ficou mais difícil neste mês, principalmente, para as compras de maior valor tipo geladeira, TV, máquinas de lavar, computador e outros que necessitam de empréstimos. O nível de Consumo Atual não foi bem avaliado uma vez que apenas 25,0% disseram que estão comprando mais no mês.
Fonte: Ascom
Nonato Paz é assessor econômico da FECOMÉRCIO-PI e do Instituto FECOMÉRCIO de Pesquisa e desenvolvimento-IFPD