A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) anunciou nesta quarta-feira (26) pelo início da imunização contra a Covid-19 para o grupo dos trabalhadores da educação no estado do Piauí. A imunização será iniciada pelos trabalhadores da educação do ensino básico.
A ideia é que a primeira remessa de distribuição das vacinas para o grupo será entregue aos municípios nesta próxima sexta-feira (28), podendo os municípios iniciarem a imunização do grupo a partir do dia primeiro de Junho.
O secretário de estado da saúde Florentino Neto, fala que o Piauí sempre esteve na luta para iniciar a imunização dos trabalhadores da educação e que após trabalho conjunto do governo do estado do Piauí através da Sesapi e da Seduc a imunização desse grupo irá se iniciar.
“É com grande alegria que anunciamos o início da vacinação do grupo de trabalhadores da educação do Piauí. Durante esses dias 27 e 28 estaremos distribuindo 10% das doses suficientes para suprir a estimativa dos trabalhadores da educação que atuam no ensino básico aqui no estado, e apartir do dia primeiro de Junho teremos esses profissionais começando a srem imunziados contra a Covid-19”, explicou o Secretário de Saúde.
A primeira remessa conterá o necessário para a primeira dose de 10% dos trabalhadores de educação do Piauí, de acordo com o Plano Nacional de Imunização o estado apresenta um total de 53.274 pessoas para serem imunizadas neste grupo.
Para o secretário da Educação, Ellen Gera, com a vacinação renasce a esperança do retorno ao chão da escola.
“Temos trabalhado muito para que os estudantes não perdessem o vínculo com a escola durante as aulas remotas no período de pandemia, mas o nosso profundo desejo sempre foi garantir que o ambiente escolar pudesse ser novamente um local seguro e voltássemos às atividades presenciais. A vacina é a nossa esperança para que o retorno ao ambiente escolar possa acontecer o quanto antes”, afirmou Ellen Gera.
A sesapi irá encaminhar nota técnica aos municípios orientando o início da imunização de todos que se enquadrarem no grupo de trabalhadores da educação. A vacina deverá acontecer por ordem decrescente de idade, iniciando em trabalhadores de 59 anos a 55 anos e seguindo as demais idades conforme a imunização for avançando, até atingir a cobertura completa do grupo.
“A nota técnica explicativa também conterá orientações sobre detalhes para este momento da imunização. Entre as orientações está que os munícipios que já inicaram a vacinação contra influeza para professores deverão ficar atentos, e somente iniciar a oferta da vacina contra a covid-19, para esses profissionais, após respeitar o período de 14 dias, prazo orientado pelas entidades de saúde para aplicação da vacina de influenza e vacina da Covid-19 em uma mesma pessoa”, aponta Cristiane Moura Fé, Diretora de vigilância em saúde.
Fonte: Ascom/Sesapi