25.8 C
Teresina
segunda-feira, setembro 30, 2024
Dengue
InícioDestaquesPesquisa da CNC revela que endividamento em Teresina cai ao menor nível...

Pesquisa da CNC revela que endividamento em Teresina cai ao menor nível desde fevereiro de 2020

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Teresina (PEIC ), realizada pela CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo, em parceria com a FECOMERCIO-PI, revela que, no mês de abril de 2021, 52,6% das famílias da Capital do Piauí relataram possuir dívidas com cartão de crédito, carnês de lojas, crédito consignado, cheques pré, cheque especial, financiamento de casa e de carro.

Destes endividados 63,0% estão comprometendo mais de 50% de suas rendas mensais com dívidas. Este endividamento cai ao menor nível desde fevereiro de 2020 quando atingiu 50,7%, logo no início da primeira onda do coronavírus. .A proporção das famílias que se declararam mais ou menos endividadas alcançou o índice de 20,6%,. A fatia que considerou pouco endividado foi de 26,8% .

As famílias com contas em atraso atingiu 15,7% dos endividados, aumentando 1,4 pontos percentuais em relação ao mês anterior e 2,1 pontos percentuais na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Os instrumentos de crédito mais utilizados pelas famílias para contrair dívidas foram os cartões de crédito com 91,5% e carnês de lojas ( citados por 11,5% dos entrevistados ).

Seguido por crédito pessoal (2,5% ), financiamento de casa (2,3% ), financiamento de carro ( 4,3% ) e crédito consignado ( 0,7% ).

Mais da metade (51,9%) dos endividados relataram que têm condições de quitar totalmente as dívidas atrasadas no próximo mês, enquanto 25,6 % declararam que poderão quitá-las mas parceladamente.

Entre as famílias com contas ou dívidas em atraso, o tempo médio de atraso foi de 47,6 dias em abril de 2021. O tempo médio de comprometimento com dívidas entre as famílias endividadas foi de 8,7 meses; sendo que 17,1% delas estão comprometidas com dívidas até três meses e 47,6% por mais de um ano.

O percentual de famílias que declararam na Pesquisa não ter condições de pagar as contas ou dívidas em atraso ( os inadimplentes ) atingiu 3,5% do total de endividados. Este indicador foi o menor desde abril de 2020 que atingiu 2,3%. Neste contexto, em números absolutos 8.491 famílias de Teresina não têm condições de quitar as suas dívidas nos próximos três meses.

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI