A rádio FM Cultura passa por uma reforma estrutural e a novidade é a utilização da metodologia BIM (Building Information Modelling) no processo de criação de planta baixa, adotada pela Prefeitura de Teresina na realização de obras. A plataforma, que permite que o planejamento de construção seja realizado de forma virtual e em 3D, auxilia arquitetos e engenheiros da Prefeitura na realização de projetos mais assertivos, reduzindo desperdício de recursos e ganho de produtividade.
“Quando vamos fazer o projeto precisamos conversar com todas as pessoas envolvidas, neste caso, por exemplo, já falamos com o diretor da rádio, com o administrador local, com a pessoa responsável pelas instalações e demais envolvidos. Isso nos fornece subsídios para construir o projeto na plataforma BIM. Com isso, você pode acompanhar de forma assertiva todo o processo”, explica Virgínia Moura, arquiteta e urbanista, que coordena o Núcleo do BIM, na Secretaria de Planejamento e Coordenação (Semplan).
A obra da rádio tem como objetivo revitalizar o espaço, instalando materiais para melhoria acústica do ambiente. Com a metodologia, a Prefeitura otimiza tempo e investimento público. “Geramos não apenas o projeto com uma previsão de medidas e materiais, geramos um quantitativo de materiais calculados de forma precisa, com especificações de medidas, tudo organizado no projeto para facilitar o entendimento e reduzir ao máximo desperdício de material e dinheiro público ” afirma Virgínia.
BIM
BIM (Modelagem da Informação da Construção) é uma Metodologia de Processos gerida em uma Plataforma Tecnológica de Informação, que tem como principal objetivo coordenar todo o processo da vida útil de uma edificação possibilitando o registro, controle e monitoramento das informações geradas.
O desenvolvimento dos projetos de uma edificação dentro dessa metodologia permite além do controle das informações, economia, agilidade, eficiência e previsibilidade.
Fonte Ascom/PMT