35.8 C
Teresina
quarta-feira, setembro 25, 2024
Dengue
InícioEconomiaComércio varejista tem crescimento, enquanto que setor de serviços tem retração, diz...

Comércio varejista tem crescimento, enquanto que setor de serviços tem retração, diz Fecomércio-PI

Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE apontou variação de -5,4% no Volume de Serviços no mês de dezembro de 2020 na comparação com o mesmo mês do ano passado, no Estado do Piauí. A redução ocorreu após recuo de 12,2 % no mês de novembro na mesma base de comparação.

Segundo o Presidente da FECOMERCIO-PI, Valdeci Cavalcante, o setor serviços foi o mais afetado pelo isolamento das famílias, principalmente os serviços prestados as famílias ( – 23,0%) e serviços de alojamentos e Alimentação com uma variação de -23,4%. As atividades de armazenagens, serviços auxiliares de transporte e correios tiveram crescimento de 7,7%; os serviços técnicos profissionais cresceram 0,4% e os serviços técnicos de informática 14,2%.

No acumulado de janeiro até dezembro de 2020 o Volume de Serviços no Piauí mostrou retração de 14,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Como se ver no gráfico abaixo apenas os meses de janeiro e fevereiro apresentaram variação positiva com 1,6% e 0,6% respectivamente, que seria um bom começo para o desempenho do ano. No entanto com o advento do Corona Vírus o setor serviços teve um impacto negativo, chegando a atingir um percentual de queda de -25,8% no mês de julho.

Fonte: IBGE
Elaboração: Instituto FECOMERCIO de Pesquisa e Desenvolvimento- IFPD

O IBGE mede também o faturamento proveniente das vendas de Serviços e, neste mês de dezembro este índice ficou em -2,6% comparado ao mesmo mês do ano de 2019. A variação acumulada do ano ficou em -13,1%, O fechamento de hotéis e restaurantes, proibição de eventos e a medicina voltada apenas para atender pacientes da corona vírus foram os principais motivos da maior queda no faturamento do setor neste ano.

Outro setor de serviços que voltou a piorar foi o de Transporte Rodoviário de Cargas que é responsável pela entrada dos produtos fabricados fora do Piauí, uma vez que na pandemia o Comerciante tinha muita dúvida na hora de pedir a mercadoria.

Com a moeda menos valorizada o setor de serviços vem perdendo força no segmento que depende de produtos importados. É o caso dos transportes de Aviões e Navios.

Enquanto o setor de serviços obteve resultados negativos durante 10 meses do ano de 2020 por causa da pandemia do novo Corona Vírus, o setor Comércio prosperou, mostrando desempenho maravilhoso. Ele se reinventou com as vendas de e-commerce, auxiliados pelos aplicativos de delivery.

Vendas no varejo restrito
Diferentemente do setor de Serviços que teve resultados negativos durante o ano de 2020, o Comercio Varejista piauiense, no mês de dezembro de 2020, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal do Comercio (PMC) divulgada pelo IBGE, apresentou um crescimento no volume das vendas em 14,1% com relação ao mesmo mês do ano passado. Apenas 3 meses ( março, abril e maio) os índices apresentaram resultados negativos porque não se conhecia ainda as características da doença que contaminou o mundo. A partir do mês de junho as vendas voltaram a melhorar, porque as entidades lideradas pelo presidente da FECOMERCIO, foram as ruas protestar contra as medidas arbitrárias adotadas pelas autoridades governamentais. Só assim o Comércio teve mais liberdade para funcionar e obter resultados satisfatórios ao longo do ano,
Nesse índice, Varejo Restrito, não está incluído as vendas de veículos e peças, bem como materiais de construção.

Fonte: IBGE
Elaboração – Instituto FECOMERCIO de Pesquisa e Desenvolvimento – IFPD-PI

Vendas no varejo ampliado
Outro indicador importante publicado na mesma data pelo IBGE é o Índice do Volume de Vendas no Comércio Varejista Ampliado que é constituído pelo Índice do Varejo Restrito somado com as Vendas de Automóveis e peças e Material de Construção. Nesta mesma condição, no mês de dezembro de 2020, na comparação com o mesmo mês do ano passado, o índice sofreu uma variação positiva de 14,0%, mostrando que as vendas de automóveis e material de construção, sem sombra de dúvidas, acompanharam o crescimento do varejo do Piauí.

Índices de receitas nominais das vendas
O Índice que mede o faturamento das Vendas no Varejo Restrito, neste mês, mostrou um crescimento de 22,0% frente às Receitas ( faturamento) no mesmo mês do ano anterior.
Já o Índice de faturamento do Varejo Ampliado registrou taxa de 23,0% na mesma base de comparação.

Vale lembrar que a Federação do Comércio de Bens. Serviços e Turismo do Estado do Piaui- FECOMERCIO-PI teve participação efetiva no excelente desempenho das Vendas no Estado no ano de 2020.

Fonte: Ascom

 

 

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI