O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), recebeu representantes do sindicado dos colégios e diretores de escolas privadas. Na pauta a solicitação de apoio para a o retorno das aulas presenciais, enfatizando o Projeto de Lei 197 de 15 de dezembro de 2020 que trata sobre as atividades educacionais como essenciais.
De acordo com o Projeto de Lei, as atividades educacionais do Estado não estarão sujeitas à suspensão ou interrupção, podendo, se for o caso, haver diferentes níveis de limite para a presença física de estudantes, professores e funcionários nas unidades de ensino, dependendo do grau de restrição definido pelas autoridades sanitárias competentes.
Segundo o líder do governo, deputado Francisco Costa (PT), “é necessário compreender a importância do ensino presencial e fazer uma mediação necessária entre a educação com o COE para discutir com o governo do estado para encontrar uma forma que de mais segurança para que as atividades possam ser retomadas analisando o entendimento dos pais e donos de escolas”, disse o deputado.
O deputado Firmino Paulo (PP) explicou que o projeto visa garantir as atividades remotas para aqueles pais que não se sentir seguros em enviar seus filhos para as atividades presenciais.
“Poderão continuar em casa. Dentro do projeto de lei vai funcionar o sistema educacional misto, onde garantirá aulas presenciais e remotas de forma opcional”, explicou. Também participaram da reunião os deputados Severo Eulálio (MDB), Franze (PT).
Com informações da Alepi