30.8 C
Teresina
segunda-feira, setembro 30, 2024
Dengue
InícioCulturaTheatro 4 de Setembro recebe Auto de Natal “Siga a Estrela” nesta...

Theatro 4 de Setembro recebe Auto de Natal “Siga a Estrela” nesta quinta

O palco do Theatro 4 de Setembro recebe, nesta quinta-feira (17), a 4ª edição do Projeto Siga a Estrela, com o espetáculo musical “O Boi e o Burro a caminho de Belém”. O Auto de Natal acontece a partir das 18 horas. Neste ano, por conta da pandemia e das medidas de isolamento social, o projeto será realizado através de uma live, com transmissão pelo Youtube.

O Coral Raio de Sol, da escola de música Dona Gal, sob a regência de Wânya Sales, já é presença confirmada no espetáculo. No palco, o Grupo “As Petúnias de Teatro” entram em cena com o “O Boi e o Burro a caminho de Belém”, uma adaptação da obra infantil de Maria Clara Machado, sob a direção de Marina Marques.

A peça é um auto de natal com melodias natalinas escritas em 1953 e que marca a estreia da autora no universo dramatúrgico infantil.  É uma das peças mais conhecidas e encenadas há mais de cinco décadas. A dramaturgia narra a história do nascimento de Jesus Cristo sob o ponto de vista de dois protagonistas: Boi e Burro. É um texto que emprega uma linguagem simples, onde personagens reais e fictícios interagem com esses animais até o nascimento de Cristo.

A encenação do espetáculo “O Boi e o Burro a Caminho de Belém” se constrói nas relações dos personagens: a estrela, o pastor, as pastora, os três reis, os anjos, a Maria, o José e o menino Jesus com os protagonistas do enredo o Boi e o Burro. No cenário, elementos campestres dividem o espaço com o ficcional, através de projeções. Já o figurino, desmonta a ideia de unidade, demonstrando uma viagem entre a década em que se passou a história até os dias de hoje.

A cantora Gislene Danielle vai representar Maria e o cantor Edivan Alves interpreta José. A direção geral do espetáculo é assinada por João Vasconcelos. O projeto é uma realização da Andaluz Iluminação, através da Lei Aldir Blanc, Secretaria Estadual de Cultura – Secult e Theatro 4 de Setembro.

“Esta é a quarta edição do evento. Infelizmente, não poderemos receber o público no teatro, mas vamos fazer uma festa linda para a criançada e para o público de todas as idades”, afirma o diretor da Andaluz, Romero Saboia.

A live será transmitida através do canal da TV Garrincha no Youtube.  Em 2017 e 2018, o projeto foi realizado no Parque da Cidadania. Na sua primeira edição, em 2016, o Siga a estrela levou o espetáculo natalino para o conjunto Tancredo Neves, Praça Pedro II e Palácio de Karnak. Em todas as edições, o espetáculo reuniu um público de 4 mil pessoas por noite.

Projeto arrecada brinquedos para alunos da Escola de Música Dona Gal
A 4ª edição do Projeto Siga a Estrela vai arrecadar brinquedos para as crianças atendidas pelo Projeto Social Escola de Música “Dona Gal”.

“O coral tem 56 crianças de 3 a 12 anos de idade. Todos os anos a gente se unia e realizava uma caixinha de natal, com cartas das crianças e os pedidos para o Papai Noel. Neste ano não conseguimos fazer. Por isso, quem puder doar brinquedos para nossos meninos e meninas vão nos deixar muito felizes”, afirma a idealizadora do projeto, Wânya Sales.

Wânya foi aluna do Coral Raio de Sol, fundado em 1985. Hoje, o coral passou a fazer parte da escola, que atende mais de mil alunos, de todas as idades, e de vários bairros da zona Norte de Teresina. “A escola cresceu e hoje temos aulas de musicalização, musicoterapia, percussão mirim, balé. Estamos concluindo a nova sede para poder atender nossos alunos com mais conforto”, diz.

As doações de brinquedos podem ser feitas na própria sede da escola, no endereço Rua Pedro Brito 1960, Parque Alvorada, e no Theatro 4 de Setembro, no dia da live.

Primeira live do Piauí a ter audiodescrição
A live do projeto Siga a Estrela vem com uma inovação: audiodescrição. Trata-se de uma faixa narrativa adicional para pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia e idosos, consumidores de meios de comunicação visual, onde se incluem a televisão, o cinema, a dança, a ópera e as artes visuais.

“A live será a primeira do Piauí a ter o recurso de acessibilidade comunicacional, com audiodescrição do cenário do evento, da fisionomia e vestes dos participantes, os músicos e dos seus instrumentos, dos objetos usados, das logos, dos patrocinadores, das mensagens dos telões e do que mais aparecer de forma identificável”, diz o professor Ronaldo Branco, da Branco Acessibilidade Comunicacional – BRAC.

Fonte: Ascom

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI