Além do 13º salário, do auxílio do Governo Federal, o período de descontos no comércio no mês de novembro, conhecido como Black Friday, tentam resgatar o prejuízo dos 7 meses causados pelas restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus. Duas importantes pesquisas realizadas pela FECOMERCIO-PI em parceria com a CNC-Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo indicam que a boa margem de reservas financeiras para as compras de final de ano, bem como a estabilidade nos postos de trabalho, irão alavancar a economia retraída.
A primeira, Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), demonstra que 59,4% dos teresinenses estão endividados com cartão de crédito, carnês de lojas, financiamento de casa e de carro, crédito consignado e cheque especial. Por outro lado, 40,6% disseram que realizaram suas compras a vista no mês de outubro. Desta forma, as famílias da Capital estão deixando uma boa margem de reservas financeiras para gastar nas festas natalinas. Pensando nisso o Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí, Valdeci Cavalcante, recomenda que as famílias de Teresina gastem o 13º salário principalmente na quitação das dívidas, porque, limpando o nome fica mais fácil voltar a comprar a prazo.
A outra é a Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias –ICF, que é realizada pela FECOMÉRCIO com objetivo de demonstrar a direção que as famílias de Teresina irão tomar em relação as compras de Fim de Ano. Segundo dados do Ministério da Economia (Novo CAGED) existem 293.683 postos de trabalho com carteira assinada no Piauí até outubro de 2020.
A essa parcela, junta-se os empregados públicos dos Governos, do Estado, município e União, formando um número expressivo de consumidores em potencial. O levantamento fala do entendimento sobre Emprego, Renda, Acesso ao Crédito, Nível de Consumo Atual, Perspectiva de Consumo e Momentos para Duráveis.
Os entrevistados declararam que mais da metade, ou seja, 53,7% estão mais seguros nos seus empregos ou na mesma situação do ano passado. Assim, 22,9% disseram que estão mais seguros nos seus empregos, em comparação ao mesmo período do ano passado. Enquanto, 30,8% afirmaram estar na mesma situação.
É de 58,9% o percentual dos que declararam que estão comprando do mesmo tanto do ano passado ou mais, em outubro de 2020, enquanto, 41,1% estão comprando menos. Ademais, 36,2% dos entrevistados disseram que o consumo vai ser maior do que o mesmo período do ano anterior.
A Pesquisa diz ainda que 54,4% das famílias que ganham, mensalmente, mais de 10 salários mínimos declararam que o Momento é bom para se comprar bens duráveis tipo TV, Eletrodomésticos, Som Geladeira e outros. Esse cenário coaduna-se com um importante período para o comércio, o Black Friday, que alavanca as vendas no mês de Novembro.
Com o encolhimento da Economia em 2020, o entendimento da FECOMERCIO-PI é que será um ano de desafios, porém os remédios utilizados sinalizam para que a casa seja arrumada, principalmente com a injeção de dinheiro do 13º salário e o auxílio emergencial. Agora vai depender do isolamento social, porque, não havendo motivo para as famílias ficarem em casa, o Natal vai ser de boas vendas.
Da Redação
Fonte: Ascom