Começa neste sábado (10/05) o terceiro módulo do Curso de Fé e Política. A disciplina “História da Igreja” será ministrada pelo arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques.
As aulas serão neste sábado e no próximo dia 24, a partir das 15h, no Plenarinho Dom Sérgio da Rocha, no Centro Pastoral Paulo VI. O curso é oferecido pela Escola de Formação de Fé e Política Dom Miguel Câmara, da Arquidiocese de Teresina.
As aulas foram iniciadas em março passado e seguem até março de 2026. Elas são ministradas em dois encontros mensais, em sábados alternados.
As duas primeiras disciplinas oferecidas pelo curso foram “Introdução à Fé e Política” e “Doutrina Social da Igreja”. A primeira foi ministrada pela promotora de Justiça Cláudia Seabra e o juiz do Trabalho Carlos Wagner. A segunda teve como docente o padre Igor Torres.
Bispo historiador
Dom Juarez Marques, que ministra o terceiro módulo, tem bacharelado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina.
É graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com mestrado em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, na Itália.
Foi ordenado presbítero em 19 de março de 1994, na Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Barras.
Foi administrador da Paróquia de São José, em Altos, de 1994 a 1996; vice-reitor e administrador do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, de 1996 a 1998; e Diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI, de 2002 a 2008.
Bispo de Oeiras e Parnaíba
Em 27 de fevereiro de 2008, foi nomeado bispo da Diocese de Oeiras pelo Papa Bento XVI. Em 6 de janeiro de 2016, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo coadjuntor da Diocese de Parnaíba, assumindo a titularidade daquela diocese no dia 24 de agosto do mesmo ano.
Nomeado no dia 4 de janeiro de 2023 pelo Papa Francisco e empossado no dia 25 de fevereiro do mesmo ano, Dom Juarez Marques é o oitavo arcebispo metropolitano de Teresina e o primeiro piauiense a ocupar a cátedra de Teresina.
Atualmente, é membro da Comissão Bíblico Catequética –CNBB e presidente do Regional Nordeste 4 da CNBB.
Fonte: Ascom