O União Brasil e Progressistas oficializam nesta terça-feira (29) a federação. O novo bloco político será anunciado às 15h, no salão nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. A federação representa uma aliança de longo prazo entre os dois partidos, com compromisso mínimo de quatro anos, conforme determina a legislação eleitoral — diferente das coligações, que têm validade apenas durante o período eleitoral.
A união entre as siglas cria uma nova força de centro-direita no cenário político nacional, com potencial para influenciar o tabuleiro eleitoral de 2026. Apesar da aliança, integrantes das cúpulas partidárias afirmam que ainda não há compromisso com nenhum nome pré-lançado para a disputa presidencial.
O Progressistas, presidido por Ciro Nogueira, e a sigla presidida por Antônio Rueda representam cerca de 20% das cadeiras no Congresso Nacional. Em nota, Ciro Nogueira mostrou a estrutura da federação.
“A mega-estrutura partidária exercerá forte influência, tendo 1 bilhão de fundo partidário, 107 deputados, 13 senadores, 6 governadores e 1330 prefeitos”, destaca o senador.
Da Redação