Os presidentes dos Estados Unidos e Ucrânia, Donald Trump e Volodymyr Zelensky, se encontraram rapidamente na basílica de São Pedro durante o funeral do papa Francisco.
Cessar-fogo
Na redes sociais, Zelensky afirmou que reunião com Trump no Vaticano “tem potencial para se tornar histórica”.
“Boa reunião. Discutimos muito, um a um. Esperando resultados em tudo o que abordamos. Proteger a vida de nosso povo. Cessar-fogo total e incondicional. Paz confiável e duradoura que evitará o início de outra guerra. Reunião muito simbólica que tem potencial para se tornar histórica, se alcançarmos resultados conjuntos. Obrigado @POTUS”, completou, numa referência ao presidente dos EUA.”, escreveu o ucraniano.
O diretor de comunicações da Casa Branca, Steven Cheung, também falou sobre o encontro dos líderes. “O presidente Trump e o presidente Zelensky se reuniram em particular hoje e tiveram uma discussão produtiva. Mais detalhes sobre a reunião serão divulgados posteriormente”, disse.
Além do encontro entre o americano e o ucraniano, Roma também presenciou uma reunião entre Trump, Zelensky, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. A presidência francesa se limitou a dizer que os líderes tiveram uma “reunião positiva” à margem do funeral do papa.
Com informações da Reuters