O Piauí foi o estado brasileiro que mais reduziu as mortes por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC) entre os anos de 2022 e 2024. A queda chegou a 27,59%, segundo dados da Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (IVIS), do Ministério da Saúde. A expressiva redução nos óbitos por essas doenças foi destaque no 12º Congresso Piauiense de Cardiologia, que teve início nesta quinta-feira (25) e segue até sábado (27), no Sesc Cajuína, em Teresina.
Segundo o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, os números refletem os avanços obtidos com a estruturação da Linha de Cuidado para IAM e AVC, implantada em 2022.
“A criação e o fortalecimento da Linha de Cuidado para IAM e AVC, especialmente no que se refere ao infarto, têm sido fundamentais para a redução desses óbitos. A tendência é que consigamos resultados ainda mais positivos nos próximos anos”, destacou o superintendente.
Também presente no evento, o superintendente de Gestão da Administração da Sesapi e cardiologista, Jônatas Melo Neto, ressaltou a importância da comunidade científica no estado.
“Este é um congresso maduro, já em sua 12ª edição. Poucas sociedades conseguem manter tamanha regularidade, robustez e nível de evidência científica”, afirmou.
O congresso reúne especialistas locais e nacionais para debater os avanços mais recentes da medicina cardiovascular, bem como os novos desafios enfrentados pela cardiologia contemporânea.