32.8 C
Teresina
segunda-feira, abril 21, 2025
Dengue
InícioDestaquesCardeal Kevin Farrell assume o Vaticano na ausência de Papa

Cardeal Kevin Farrell assume o Vaticano na ausência de Papa

O cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, de 77 anos, passa a exercer temporariamente as funções de líder da Igreja Católica após a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21). Doutor honorário em Direito e atual presidente da Suprema Corte do Vaticano, ele possui uma trajetória consolidada com passagens por importantes cargos e instituições na América do Norte e Europa.

 

Em fevereiro de 2019, o Papa Francisco o nomeou camerlengo da Igreja Católica — cargo responsável por cuidar dos assuntos administrativos da Santa Sé durante o período de sede vacante, ou seja, o intervalo entre a morte de um papa e a eleição de seu sucessor. Além de assumir as responsabilidades interinas do pontífice, cabe a Farrell coordenar o funeral de Francisco e organizar o conclave, que deverá ocorrer entre 15 e 20 dias após o falecimento. Nesse evento, 120 cardeais de todo o mundo se reúnem para eleger o novo papa, sob a supervisão do camerlengo, que garante a regularidade e a imparcialidade do processo.

Nascido em Dublin, capital da Irlanda, em 1947, Farrell teve uma formação acadêmica ampla e internacional. Na década de 1970, concluiu o Bacharelado em Artes pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Posteriormente, cursou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e anos mais tarde, obteve o título de mestre em Administração pela Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos — instituição que, em 2017, lhe concedeu um doutorado honorário em Direito.

A vida religiosa de Farrell começou aos 19 anos, quando ingressou na Congregação dos Legionários de Cristo. Foi ordenado padre aos 31 anos, no Vaticano, pelo cardeal Eduardo Francisco Pironio. Atuou como capelão universitário em Monterrey, no México, e também como professor, diretor geral e gestor de seminários e escolas ligadas aos Legionários de Cristo na Europa.

Nos Estados Unidos, foi incardinado na Arquidiocese de Washington em 1984 e começou seu trabalho pastoral na paróquia de São Tomás Apóstolo. Ao longo dos anos, assumiu diversas funções administrativas, incluindo a secretaria financeira da arquidiocese, em 1998. Em 2001, foi nomeado bispo auxiliar de Washington por João Paulo II e, no ano seguinte, recebeu sua consagração episcopal. Em 2007, já sob o pontificado de Bento XVI, tornou-se bispo da Diocese de Dallas.

Durante sua passagem pelos EUA, Farrell acumulou cargos de destaque: foi chanceler da Universidade de Dallas, membro do Conselho de Administração da Papal Foundation e presidente da Comissão para a Nova Evangelização das Américas, entre outros.

Foi com o Papa Francisco que Farrell alcançou seus postos mais elevados na hierarquia da Igreja. Em 2016, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, sendo elevado ao cardinalato no mesmo ano, com o título de cardeal-diácono de São Juliano Mártir. Em 2019, foi escolhido como camerlengo, e em janeiro de 2024, assumiu também a presidência da Suprema Corte do Vaticano.

Agora, diante da morte do pontífice argentino, Farrell ocupa o centro das atenções no processo de transição que definirá o futuro da Igreja Católica.

Da Redação

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI