Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Engenharia Civil, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), alcançaram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). De acordo com a Uespi, dos 14 cursos avaliados, três cursos conquistaram conceito 5, a nota máxima da avaliação, seis cursos obtiveram conceito 4, e quatro cursos ficaram com conceito 3.
“O desempenho da nossa comunidade foi muito bom. Em âmbito estadual, por exemplo, o Curso de Fisioterapia está em primeiro lugar. Cursos que estavam com nota 3 melhoraram para 4 e cursos com 4 no último Enade subiram para 5. É trabalho de equipe na Uespi para que os resultados dessa avaliação sejam positivos, porque ele impacta no histórico da universidade e também na carreira do estudante, porque ser de uma instituição que tem o melhor curso do estado e estar entre os melhores do país é muito positivo. Pode abrir portas para um futuro muito melhor na carreira”, afirmou a procuradora institucional da Uespi, professora Rosário Batista.
A Uespi afirmou que os cursos nota 5 ocupam posições de destaque em rankings nacionais. O curso de Enfermagem ficou na 17ª posição entre 976 cursos avaliados em todo o Brasil. Já, Fisioterapia aparece em 20º lugar entre 711 cursos, enquanto Engenharia Civil ocupa a 47ª posição entre 917 cursos. No cenário estadual, a Uespi lidera: Enfermagem e Fisioterapia são os melhores cursos do Piauí em suas áreas, e Engenharia Civil aparece como o segundo melhor do estado.
O reitor da Uespi, Evandro Alberto, ressaltou a importância desse resultado para o fortalecimento da educação pública superior no estado.
“Esse desempenho representa o reconhecimento do esforço dos nossos estudantes, professores, técnicos e de toda a comunidade acadêmica. É fruto de um trabalho coletivo, que envolve ensino, pesquisa, extensão e gestão comprometida com a qualidade”, destacou o gestor.
O reitor também comentou o avanço de outros cursos, que se aproximam do conceito máximo.
“Muitos dos nossos cursos que tiraram nota 4 já estão em transição para o 5. Isso mostra uma escala de evolução contínua. É um movimento que acompanha a dedicação de nossos professores e alunos, e que nos deixa otimistas quanto ao futuro”, afirmou o gestor.

Conecta Enade
O Programa Conecta Enade visa ser permanente, acompanhando os ciclos do Enade e promovendo a integração entre os estudantes concluintes e a universidade. A proposta busca garantir que os graduandos compreendam a importância do exame como componente curricular obrigatório, necessário para a colação de grau. Assim, o objetivo geral é auxiliar os concluintes de cursos de bacharelado e de licenciatura na realização das provas, oferecendo suporte para as duas fases do exame (questionário do estudante e prova de conhecimentos), com orientações dirigidas e aprofundamento dos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Nota dos cursos
Além dos cursos com conceito 5, a Uespi também se destacou nos cursos com nota 4, como Medicina, Odontologia e Agronomia — este último com ofertas nos campi de Teresina, Parnaíba e Picos. Também obtiveram esse desempenho os cursos de Enfermagem em Floriano, Parnaíba e Picos.
O curso de Agronomia da Uespi, em Picos, obteve conceito 4 no Enade. Para o coordenador do curso, Reinaldo Leal, o resultado é fruto do compromisso coletivo com a formação dos estudantes.
“Os docentes do curso não hesitam em participar do desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, o que culmina na participação dos discentes e no aprendizado, na prática, daquilo que veem na teoria. Isso resulta na publicação de artigos e capítulos de livros, o que também contribui para o desempenho alcançado”, completa o professor.
Com informações da CCom