Terminou nesta sexta-feira (4), em Recife (PE), a 83ª Reunião Ordinária do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin). O encontro contou com a participação de representantes das Secretarias de Fazenda de todo o país, reunindo gestores, especialistas e técnicos para o debate de temas estratégicos relacionados à administração financeira dos estados.
Durante três dias de evento, os participantes discutiram propostas, trocaram experiências e analisaram os desafios da gestão pública no cenário atual. Entre os principais temas abordados nas palestras e painéis, destacam-se a Sustentabilidade Fiscal e o Sistema Constitucional de Repartição de Receitas Tributárias — assuntos centrais para o equilíbrio das contas públicas e a garantia de justiça federativa.
“É um momento valioso de integração entre os estados. Compartilhamos boas práticas, analisamos pontos críticos da gestão e saímos com novas ideias para aprimorar ainda mais a administração das finanças públicas no Piauí”, destacou o representante do Piauí, James Lane, superintendente do Tesouro Estadual.
Para Bruno Cardoso, diretor da Unidade de Controle Contábil (Unicon) da Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI), discutir sustentabilidade fiscal e a repartição de receitas permite avançar em políticas mais justas e eficientes para todos. “O Gefin tem esse papel essencial de alinhamento e cooperação entre os entes federativos”, completou.
O Gefin é um fórum permanente de debates, coordenado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que visa ao fortalecimento da cooperação técnica entre os estados e à busca por soluções conjuntas para os desafios das finanças públicas brasileiras.