31.8 C
Teresina
sábado, fevereiro 22, 2025
Dengue
InícioDestaquesEm Brasília, Rafael Fonteles fala sobre os benefícios da reforma tributária no...

Em Brasília, Rafael Fonteles fala sobre os benefícios da reforma tributária no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas

Encontro organizado pelo Governo Federal tem programação intensa com palestras e painéis, informando os novos gestores sobre o acesso a programas e investimentos

O governador Rafael Fonteles participou, nesta quarta-feira (12), do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas promovido pelo Governo Federal em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Durante a programação, Rafael Fonteles falou aos novos gestores sobre os ganhos que a reforma tributária permitirá à União, estados e municípios, corrigindo distorções históricas que prejudicavam estados consumidores e implementando dispositivos que possibilitarão o incremento de infraestrutura para atrair investidores.

 

“A gente tem que tranquilizar aos prefeitos e prefeitas: nenhum município irá perder arrecadação por causa da reforma tributária. A principal das distorções é que o imposto sobre consumo é pago pela pessoa que consome. Somente o Brasil tinha um imposto sobre o consumo dividido entre o que consome e o que produz. Isso é uma injustiça perversa, principalmente com os estados que são mais consumidores que produtores, como era o caso do Piauí, na região Nordeste, que era um dos mais prejudicados por essa distorção de décadas. Isso está corrigido agora”, explicou Rafael durante a palestra aos gestores.

Ainda de acordo com o governador, a reforma vai simplificar a cobrança de impostos e, consequentemente, a fiscalização. “Outra distorção que tínhamos era esse emaranhado de impostos, que dificultava, inclusive, até a fiscalização e o pagamento, para quem queria pagar corretamente suas obrigações. A maioria dos municípios sequer tem estrutura para cobrar o ISS. Então, agora você vai ter um sistema moderno, que vai permitir que todos os entes, a partir da União, estadual e municipal, consigam cobrar o tributo e distribuir entre os entes de maneira mais adequada. E é por isso que estima-se que vai crescer 10% do PIB, em uma análise conservadora. Gera mais receita e consequentemente mais arrecadação”, avaliou.

Rafael Fonteles sinalizou quais dispositivos ainda precisam ser regulamentados, como o Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional. “O fundo é importante porque pode atuar na diminuição das desigualdades regionais. Ele vem em substituição à guerra fiscal. A lógica vai ser investir em infraestrutura e inovação e em subvenção econômica para continuar atraindo indústrias para investir para locais pouco industrializados”, disse.

Foto: Jhuan Neuber

Rafael explicou ainda todo o processo de discussão que envolveu o Congresso Nacional, entes privados, Governo Federal, governadores, secretários de Fazenda e especialistas de todo país, ao longo de muitos anos. “As grandes reformas do país demoram vários anos para serem concluídas, e que bom que a gente já está discutindo os eventuais problemas, o sistema, o que a emenda constitucional não prevê”, ressaltou.

Também participaram do painel o secretário extraordinário para a Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, e o deputado Reginaldo Lopes, que foi um dos protagonistas do Congresso nesse tema da Reforma Tributária.

O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas visa fortalecer a ligação entre ministérios, órgãos governamentais e as prefeituras, oferecendo aos novos gestores acesso a informações, ferramentas e recursos indispensáveis. O evento ocorre ao longo de três dias e conta com mais de 170 atividades.

 

 

 

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI