23.8 C
Teresina
domingo, fevereiro 2, 2025
Dengue
InícioDestaquesDeputados e senadores elegem novos presidentes neste sábado

Deputados e senadores elegem novos presidentes neste sábado

deputados e senadores elegerão neste sábado (1º) os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que comandarão os trabalhos legislativos entre 2025 e 2027. As votações serão secretas, seguindo as regras da Constituição e dos regimentos internos de cada Casa.

 

No Senado, a sessão está marcada para as 10h, enquanto na Câmara ocorrerá às 16h. Os favoritos na disputa são Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB), que contam com amplos apoios políticos. Conheça os principais candidatos.

Na Câmara, Motta conta com o apoio de 18 partidos que, juntos, reúnem 495 dos 513 deputados da Casa. A eleição está marcada para as 16h. O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) e o pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) também são candidatos, mas suas vitórias são improváveis.

No Senado, a situação é semelhante. Alcolumbre é apoiado por 10 dos 12 partidos representados na Casa Alta. Na teoria, mais de 70 senadores endossam o amapaense. São necessários ao menos 41 para ele ser eleito em 1º turno.

A disputa no Legislativo é crucial para o Palácio do Planalto. Os presidentes das Casas podem embalar ou atrapalhar o governo. Os chefes do Legislativo têm autoridade para definir a pauta de votações, influir na escolha de relatores de propostas importantes e emperrar ou autorizar a abertura de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito).

Hugo Motta
Hugo Motta, 35 anos, nasceu em João Pessoa, capital da Paraíba. É formado em medicina pela Faculdade Nova Esperança e pela Universidade Católica de Brasília. Elegeu-se deputado federal em 2010, quando tinha 21 anos, e está no 4º mandato consecutivo na Casa Baixa.

É de família de políticos. Seu pai, Nabor Wanderley (Republicanos), é prefeito de Patos, na Paraíba, a 4ª maior cidade do Estado e seu principal reduto eleitoral. Sua avó materna, Francisca Motta (Republicanos), também foi prefeita do município e está no 5º mandato como deputada estadual.

Davi Alcolumbre
De ascendência marroquina, Davi Alcolumbre, 47 anos, é natural de Macapá, capital do Amapá. Presidiu o Senado de 2019 a 2021, sendo o 1º judeu a ocupar o cargo no Brasil.

Sua trajetória política iniciou em 1999, quando foi eleito vereador de Macapá pelo PDT. Em 2003, deixou o mandato de vereador para assumir o cargo de deputado federal. Manteve-se no PDT até 2005, quando passou a compor o PFL para as eleições de 2006. Foi reeleito deputado federal.

Da Redação

 

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI