Com o retorno das aulas na rede pública e privada de ensino, pais, mães e responsáveis estão buscando cada vez mais as lojas locais para aquisição não apenas dos materiais de uso em sala de aula, como também itens dos setores de calçados e vestuário.
O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI), Tertulino Passos, confirma que lojas registraram aumento nas vendas.
“Para além do setor de papelaria que já tem uma busca muito grande nesses primeiros dias do ano, vimos que muitas lojas de vestuário e de calçados registraram um crescimento na sua procura. Acreditamos que isso se deve, em parte, pela busca de novas vestimentas e calçados para as crianças e jovens que vão retornar às aulas logo mais”, aponta.
Tertulino também explica que, além do consumidor usual, escolas também têm buscado as lojas do comércio para produtos que vão além do papel e da caneta usados nas aulas. Para o presidente do Sindilojas/PI, isso demonstra que toda a economia pode ser movimentada nesse período.
“Os colégios, tanto públicos como particulares, também compram nas lojas dos centros comerciais da cidade. Elas buscam não apenas os itens de papelaria que necessitam ao longo do ano, mas também vão atrás de outros setores, como o de móveis para reforma das suas unidades ou de tecidos e confecções, já que os novos alunos também precisarão adquirir seu fardamento”, detalha.
Horário estendido
Até o final do mês, as papelarias e livrarias seguem com seu horário de funcionamento ampliado por mais uma hora. Essa medida, adotada no começo do ano facilita a vida dos compradores que não têm muito tempo ao longo do dia para realizarem suas compras. Para os trabalhadores dessas unidades, as horas trabalhadas serão compensadas durante o Carnaval ou a Semana Santa.
Da Redação