Diante da situação de calamidade no município de Picos (PI) provocada pelas fortes chuvas, Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome (MDS), liderou, em Brasília, os encaminhamentos junto ao Governo Federal para as providências a serem tomadas na região. Junto com representantes da bancada do estado e do prefeito de Picos, Pablo Santos, a solicitação de apoio à população atingida, foi entregue a outros ministros.
Com ênfase na ajuda humanitária e na reconstrução de áreas destruídas, Wellington Dias, reforçou que “o Governo Federal, conforme orientação do presidente Lula, dará todo o apoio às populações de Picos, São Luiz, Uruçuí e Guadalupe, assim como as demais cidades dos outros estados atingidos”, afirmou.
“Neste momento, são oito estados brasileiros que entraram nessa situação de emergência e calamidade. No estado do Piauí, são quatro municípios, em uma situação mais grave. Em Picos, com cerca de 2000 mil pessoas atingidas e três mortes, infelizmente. Reforçamos a solidariedade ao nosso povo e todo o apoio”, garantiu o titular do MDS.
Sobre o esforço interministerial, Wellington destacou que “da parte do MDS, já autorizaremos, na segunda-feira (20), o pagamento antecipado do Bolsa Família, com o reconhecimento dos decretos de emergência, mas também tratando de cofinanciamento do auxílio para atender aos desabrigados, a garantia de apoio com o fomento rural para perdas da agricultura familiar e, assim, uma integração de vários ministérios”, pontuou.
Waldez Góes, ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, remeteu-se às autoridades piauienses e população piauiense, “sobretudo os moradores de Picos, que foi mais atingida, quantos sejam os ministérios necessários, a mobilizar o apoio para atender a comunidade piauiense atingida pelas enchentes, assim o faremos”, declarou.
Jader Filho, lamentou o momento difícil vivido pelas populações. “Vamos trabalhar juntos, seja na reconstrução das casas, para tirar as pessoas das áreas de risco, atuando também na parte da drenagem e contenção das encostas”, afirma. “O presidente Lula recriou o Minha Casa, Minha Vida, recriou o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), para que a gente possa melhorar e dar segurança ao povo de todo o Brasil”, destacou.
Já a ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que “todo o Governo Federal está mobilizado neste momento para dar apoio à população de Picos. Reafirmo o compromisso do Ministério da Saúde, que tem atuado cada vez mais em situações de emergências climáticas, de enchentes, porque é a realidade que vivemos hoje, com kits, medicamentos e um trabalho também de apoio aos municípios na assistência à população”.
“Precisamos dessa retaguarda, dessa ajuda dos ministérios e agradecemos a atenção dos ministros a dar resposta à sociedade de que a gente está trabalhando e olhando para o povo mais vulnerabilizado neste momento”, agradeceu Pablo santos, prefeito de Picos.
O senador Marcelo castro destacou o empenho, “junto aos ministérios para as tratativas de ações emergenciais e de médio a longo prazo, porque, numa calamidade dessas, precisamos fazer um plano para que a gente possa evitar essas catástrofes no futuro”, declarou.
Em reconhecimento ao apoio dos ministros, o deputado federal Jadyel Alencar, disse que “o Governo Federal, nesse momento de calamidade, está presente com todas as ações necessárias”.