O desembargador Aderson Nogueira foi empossado nesta terça-feira (7), como presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) para o biênio 2025/2026. Durante a cerimônia, realizada no auditório do Palácio da Justiça, também foram empossados os novos vice-presidente e corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargadores Agrimar Rodrigues e Erivan Lopes, respectivamente.
“Sou juiz por convicção e vocação, e tenho vivido com o privilégio de desempenhar essa função por quase 38 anos. A era digital trouxe transformações significativas, mas a grande pergunta que nos motiva é: como podemos melhorar ainda mais o mundo ao nosso redor?”, indagou o desembargador Aderson Nogueira, refletindo sobre a responsabilidade de fazer justiça de forma eficiente e humana.
O desembargador-presidente também ressaltou que pretende, primeiramente, “acelerar a prestação jurisdicional, a inovação tecnológica no uso de meios eletrônicos para decisões e julgamento das matérias que tenham prioridade de tramitação”.
No encerramento de seu pronunciamento, o desembargador Aderson Nogueira citou uma frase de Martin Luther King, destacando seu próprio “sonho” de um Judiciário forte, unido e respeitado, capaz de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. “Que possamos ter um Judiciário à altura dos seus integrantes e que se coloque como um pilar essencial para a liberdade, a igualdade e a justiça em nosso estado e no Brasil”, concluiu.
Homenagem
Em um dos momentos mais emocionantes da noite, o desembargador Aderson Nogueira foi homenageado por sua esposa Kacyane e suas filhas, Lara e Mariane, com a entrega de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, ao som de “Ave Maria dos Seus Andores”, interpretada ao vivo pelo cantor Flávio Moura.
Presenças
A solenidade contou com a presença do governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles; do deputado estadual Gil Carlos, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva; do procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Piauí, Raimundo Júnior; além de outras autoridades políticas, jurídicas e do Poder Judiciário, que prestigiaram o momento de transição e reforço ao compromisso com a Justiça no Estado.
Da Redação